top of page

Quais os diferenciais de uma internet para jogar?

Os jogos online vieram mesmo para ficar e hoje são uma das grandes paixões dos brasileiros. Somos, atualmente, o 3º maior mercado gamer em todo o mundo e líder na América Latina e estamos cada vez mais dominando o cenário — e, claro, com os melhores jogadores do mundo.


E nada é mais decepcionante para um gamer do que problemas com a conexão de internet enquanto joga. Afinal, ninguém merece ter que lidar com lags, travas e oscilações ou deixar sua equipe na mão enquanto está naquela partida imperdível.


Então, ao contratar um serviço de internet, você não pode deixar de buscar algo voltado para suas necessidades. Neste artigo vamos mostrar os diferenciais de uma internet para jogar. Vamos nessa?


Por que é importante ter uma boa internet para jogar?

Uma conexão impecável é fundamental para ter experiências incríveis em suas partidas, principalmente nos jogos multiplayer, em que seus times dependem de você para conquistarem os objetivos. Imagine que sua equipe está lutando contra um boss importante, você está atuando como healer e sua internet oscila — o resultado pode ser desastroso, não é?


Os gamers também não querem perder nenhuma parte da experiência do jogo, e a internet de alta qualidade garante isso. Assim, seu char pode se movimentar de forma mais fluida pelo mapa. O que permite isso é uma conexão mais ágil, eficiente e sem gargalos, fazendo com que os comandos sejam enviados e recebidos mais rapidamente.


Afinal, milissegundos podem ser o diferencial entre uma partida de sucesso com alta pontuação e um desastre, fazendo com que seu personagem sequer chegue ao final da partida. Não dá para correr esse risco, não é?


Se você é um gamer que aproveita a oportunidade de transmitir suas partidas e ganhar um dinheiro com monetização, isso se torna ainda mais importante, porque não dá para perder doações e espectadores por conta de uma transmissão de qualidade ruim.


E todo gamer gosta de, pelo menos, mais de um tipo de jogo. Ou seja, sua conexão precisa estar preparada para aguentar até os games mais pesados. Então vamos ver o consumo de dados dos jogos mais jogados no momento:


  • Counter-Strike: Global Offensive — 100 a 130 Mb por hora;

  • Dota 2 — 30 Mb por hora;

  • League of Legends — 30 a 50 Mb por hora;

  • Clash of Clans: Battle Royale — 300 Kb por partida;

  • World of Warcraft — 30 a 40 Mb por hora;

  • Street Fighter V — 21,4 Mb por hora.


Não mora sozinho? Então seja sagaz e não deixe de considerar isso ao analisar a internet ideal para você. Por exemplo, enquanto você está naquela partida com transmissão online, sua família pode estar atualizando as séries e os filmes preferidos na Netflix. Ou seja, se você escolher um plano que comporte apenas o consumo dos seus jogos, ainda poderá ter experiências ruins com travamentos. Nada bom!


Como escolher a melhor internet para jogar?

É a primeira vez que você vai contratar um plano de internet com foco na sua rotina gamer? Então vamos dar dicas marotas para fazer uma escolha matadora!


Velocidade

Esse é o primeiro ponto que os gamers precisam avaliar ao escolher uma internet para sua residência, e pode ser um bom norte para começar a definir o plano ideal. Há duas questões que você deve avaliar:


  • velocidade de download: o quão rápido os dados conseguem ser baixados em seu dispositivo;

  • velocidade de upload: o quão rápido os dados são enviados da sua máquina para os usuários.


Para os jogadores, as duas velocidades merecem grande importância. É isso que permite fazer suas ações chegarem no tempo certo no servidor de rede e evitar os terríveis travamentos que podem estragar a sua experiência.


Ambas atuam de forma constante, simultaneamente. Por isso, é impossível desconsiderar a importância da velocidade para suas partidas ao escolher o plano ideal da sua casa.


Ping

O Ping (Packet Internet Network Groper) é um dos indicadores mais importantes para os gamers, então é hora de prestar atenção, hein? Ele diz respeito ao tempo que um dado demora para sair do seu dispositivo (console, computador, smartphone, entre outros), chegar ao servidor de destino e retornar para a sua máquina.


Você pode estar se perguntando como isso influencia na sua partida. Ok, já vamos explicar: imagine que está em um jogo PVP. Você envia um comando de ataque contra um oponente. Se o Ping for alto (ou seja, a sua solicitação demora um tempo maior do que o desejado para ser recebida e atendida), o outro jogador já pode ter mudado a ação e contra-atacado — e você não terá visto isso ainda. Um delay de milissegundos pode ser o suficiente para a morte do seu char.


Outros fatores além da qualidade de conexão podem melhorar ou piorar o Ping. Se o servidor estiver em um ponto distante, como outro país, o tempo de resposta poderá ser maior.


Estabilidade

Você está naquela quest importante com seus times e a internet falhou — o sinal caiu, a internet ficou instável, a velocidade oscilou e o resultado foi que você não conseguiu contribuir em um momento importante. Péssimo para você e sua equipe, né?


Redes instáveis não são as mais adequadas para quem joga online. Afinal, uma mínima oscilação pode ser o diferencial entre ganhar um campeonato ou perder.


As oscilações, infelizmente, são parte da rotina na transmissão de dados, mas só podem acontecer de forma pontual. Se isso está acontecendo de forma persistente, você precisa avaliar se não é uma questão do plano de internet. A resolução pode estar em contar com outra empresa prestadora do serviço.


Tecnologia

Outro ponto que todo gamer deve observar quando for escolher a internet perfeita para sua rotina é a tecnologia utilizada pelo provedor ao fornecer conexão para sua casa. Há diferentes tipos disponíveis, cada um com suas vantagens e desvantagens, como mostraremos a seguir.


Rádio

A internet por rádio tem a facilidade de chegar em regiões distantes dos centros urbanos, alcançando regiões que não teriam conexão, pela dificuldade de levar o cabeamento a elas. Porém, sabemos que em dias nublados e chuvosos, a conexão pode sofrer interferências e oscilações.


Satélite

Muito parecida com a internet por rádio, mas o sinal é emitido por meio de satélite. Tem uma conexão mais lenta e também sofre impactos com as mudanças de clima, que podem causar instabilidades na sua conexão.


Cabo

Um dos principais pontos positivos da internet cabeada é uma maior estabilidade de conexão, por não sofrer interferências facilmente com as mudanças de clima, como é o caso da internet via satélite ou rádio.


Fibra óptica

A fibra óptica é a tecnologia mais atual e tem uma vantagem sensacional para os usuários que são gamers: é uma internet extremamente ágil, com potencial para alcançar cada vez mais velocidade. Ou seja, você terá maior facilidade para aumentar a velocidade ao longo do tempo.


Planos de internet

Cada plano de internet tem seus prós e contras e pode estar mais bem alinhado com seus objetivos de modo geral. Por isso, você precisa aproveitar a atenção que dedica para suas partidas e focar, analisando estrategicamente qual atende suas necessidades.


Por exemplo, vale a pena ter um combo de internet e TV a cabo? Se você normalmente não assiste à televisão em casa, isso pode ser um grande desperdício, que poderia ser direcionado para melhorar sua máquina, por exemplo.

Para escolher o mais adequado de acordo com o que precisa, garantindo uma melhor experiência, veja as principais características de cada plano: velocidade, valores, tempo de fidelização, entre outras.


Custo-benefício

Bom, agora é a hora de ver o custo-benefício dos planos oferecidos pelos provedores de internet. Não compensa, por exemplo, pagar um plano de menor valor se você pode obter, muitas vezes, o dobro da velocidade por um acréscimo pequeno na mensalidade.


Não sabe como avaliar isso? Uma forma de realizar esse cálculo é observar, dentro das velocidades que precisa, o valor por Mb oferecido pelo provedor e analisar o menor.


Um ponto importante para você notar é se a empresa oferece um plano de internet com banda suficiente para quem joga online.


Por que contratar um plano com banda suficiente para gamers?

O público gamer só cresce e, assim, não é novidade que se tornou necessário ter um plano de internet com banda suficiente para os jogadores. Com isso, os provedores passaram a criar planos com todas as características para tornar as partidas impecáveis, tais como:


  • Internet no padrão de alta velocidade;

  • Uso dos tipos de internet que permitem maior estabilidade de rede;

  • Melhor infraestrutura que protege de oscilações e quedas na conexão;

  • Velocidades de download e de upload próximas entre si;

  • Suporte especializado, ágil na resolução de problemas;

  • Minimização dos gargalos que podem gerar interrupções;

  • Avisos sobre manutenções programadas para impedir que as partidas ocorram no mesmo momento.


Afinal, ao falar em jogos online, todos querem uma experiência incrível, para evitar aquele leg ou travamento que detona qualquer partida. Por isso, é importante saber identificar qual o melhor provedor de internet para você, gamer, prevenindo aborrecimentos futuros.


Mas como escolher? Vamos mostrar alguns pontos que podem ajudar você a decidir:


  • Verifique as reclamações feitas em sites especializados;

  • Converse com seus amigos e colegas, principalmente gamers, sobre as empresas contratadas e seus prós e contras;

  • Avalie a reputação da empresa em sua região.


Quais as vantagens dos planos da Amigo Internet?

A Amigo Internet trabalha com planos feitos pensando em todas as necessidades de quem vive no mundo dos jogos. Por isso, se deseja ter a melhor experiência, com uma conexão de qualidade e que não vai deixar você na mão naquele campeonato importante, confira nossos diferenciais para uma escolha estratégica de um bom plano de internet.


Não se preocupar com instabilidade

Por ter uma infraestrutura de ponta, com conexão por meio de fibra óptica, você terá menos problemas com instabilidade de forma geral no seu dia a dia, até mesmo quando não estiver mergulhado em seus jogos. Isso porque, ao contrário de outras formas de conexão, não sofre interferências de questões climáticas (como rádio e satélite).


Além disso, diferentemente da banda larga DSL, não precisa de uma série de estações de retransmissão do sinal, que causa perdas consideráveis de dados até que o sinal chegue em sua casa, provocando lentidão — e não queremos isso, não é mesmo?


Atendimento especializado

Algo que os gamers sentem falta é de alguém que compreenda suas necessidades e seus problemas. Na Amigo Internet nos preocupamos com isso. Você terá o suporte de atendentes especializados. Com isso, tem a certeza de que a questão será sempre analisada por quem realmente entende do assunto, sabendo tirar qualquer dúvida.


Uso da internet para outras finalidades

Uma questão comum dos nossos clientes é: mas eu só poderei usar essa internet para jogar e terei que contratar outro plano? Aqui, não! Nossos planos podem ser usados tanto pelo público gamer quanto para outras funções. Você poderá utilizar a conexão de alta qualidade e eficiência para filmes, séries, videochamadas, trabalho home office, entre outros.


Despreocupação com a forma de consumo

Com uma conexão de alta velocidade, de qualidade e com uma ótima infraestrutura, você não precisa ficar preocupado se outras pessoas estão usando a internet enquanto você joga. Isso porque a velocidade e a qualidade de conexão permitem o uso compartilhado da rede sem gerar travamentos e atrapalhar sua experiência. Chega de se estressar com isso!


Assim, você não passará mais raiva com quedas, oscilações no sinal, entre outros pontos que poderiam fazer você perder a sua partida, quest, aventura e demais experiências nos jogos online. Afinal, sabemos que, para quem é aficionado por games, cada problema pode ser extremamente frustrante. Por isso, conte com uma empresa que entende seus anseios e oferece um serviço diferenciado para você.


Entre em contato com a gente, conheça nossos planos de internet e tire qualquer dúvida que tenha restado. Temos certeza de que essa solução vai superar suas expectativas!


bottom of page