Provedor de internet local: confira 6 vantagens na contratação!

Já se foi o tempo em que as grandes operadoras de telecomunicações dominavam o mercado de provedores. Atualmente, os provedores de internet local conseguem, somados, ter uma fatia maior do mercado do que as gigantes.

Esse acirramento da concorrência tem um motivo: é muito mais vantajoso contar com empresas locais hoje em dia.

As razões são diversas e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Afinal, se antes as empresas locais eram consideradas instáveis e com um serviço inferior, agora têm um papel maior no mercado e, assim, são muito mais chamativas para o público da região.

Conheça os principais benefícios de optar por um provedor de internet local e entenda por que é mais vantajoso. Boa leitura!

1. Atendimento personalizado

Um dos primeiros pontos a ser analisado quando falamos das vantagens de um provedor de internet local é a possibilidade de atendimento personalizado, principalmente quando comparamos com os provedores das grandes empresas de telecomunicações.

Isso porque, normalmente, o atendimento das grandes empresas é terceirizado por empresas de telemarketing. Em muitos casos, nem estão localizadas na sua própria região, ou seja, não há sequer proximidade física entre o atendente e você. Isso impacta consideravelmente a qualidade da comunicação entre você e a empresa.

Há ainda os casos em que você fala apenas com um bot, sem contato com uma pessoa. Isso passa uma sensação de frieza e estranhamento no atendimento, que pode causar desconforto, principalmente para quem tem maior dificuldade com resolução de questões de internet e precisa de um melhor suporte, com um atendimento humanizado.

Em um provedor de internet local, normalmente a pessoa está dentro da empresa, tendo contato próximo com os técnicos e consegue realizar uma orientação não protocolar, mais focada exatamente no que você precisa. Assim, as chances de resolver a questão aumentam consideravelmente.

Nós da Amigo Internet priorizamos o atendimento ao cliente, por acreditarmos que você é a parte mais importante para nós. Por isso, salientamos que a melhor forma de exercer um atendimento excelente é ouvir com atenção o que o cliente diz e demonstrar interesse pela demanda dele. Por isso, nossa equipe tem como foco a experiência do usuário e se dedica integralmente para a sua satisfação.


2. Suporte técnico

Outro ponto é a agilidade de garantir suporte técnico para sua situação. Muitas vezes, por ter redes menores para conseguir lidar, os monitores de rede conseguem agir de forma mais proativa e, assim, resolver possíveis questões para seus clientes antes que gere indisponibilidade e paralisação dos serviços para manutenção preventiva.

Além disso, todo o processo de solicitação do suporte é muito mais agilizado, seja pelo número reduzido de problemas, seja pela proximidade do profissional com a sua região, garantindo, em caso de solicitações, ser possível resolver a questão com rapidez.

3. Preços competitivos

Durante muito tempo, um dos motivos que impediam as pessoas de optar por provedores de internet local era o valor cobrado, bem acima da mensalidade das grandes empresas de telecomunicações. Ao mesmo tempo, não ofereciam uma qualidade de conexão compatível com o valor, tornando as grandes empresas de telecomunicações mais atrativas nesse quesito.

Porém, essas questões se equipararam. Os valores de mensalidade são muito mais competitivos e os benefícios são muito maiores em relação às empresas locais. Por isso, o custo-benefício é mais compensatório nesse caso. Você pode até desembolsar um valor mais alto, mas a qualidade é compatível com o que paga.

Além disso, uma vantagem importante é que os serviços não ficam superlotados. Isso é ótimo para quem tem demanda por alta velocidade ou não quer problemas com gargalos de conexão durante suas atividades, já que há menor congestionamento nos backbones, permitindo conexões mais fluidas e estáveis para sua residência.

4. Serviços agregados

Geralmente os servidores de internet locais também oferecem serviços agregados, que podem ser incorporados ou não ao seu plano. É possível, por exemplo, incluir no valor planos com telefone fixo, móvel e TV por assinatura, entre outros. Com isso, você pode ter uma experiência diferenciada para sua residência.

5. Fortalecimento do sistema local

Quando você opta por provedores de internet local, não está apenas se beneficiando, com um serviço de qualidade e um bom custo-benefício. Também está fortalecendo o mercado regional, contribuindo para trazer mais renda e postos de trabalho às pessoas da sua região.

Afinal, o provedor local pode ser responsável por empregar pessoas da região para os serviços de atendimento, vendas, suporte técnico, entre outras funções. Com isso, essas pessoas podem consumir mais, retroalimentando a economia local. Muito bom isso, você não acha?

A Amigo Internet investe e contrata os talentos locais e prioriza a compra de fornecedores da região, se destacando nessa questão. Assim, contribuímos para o fortalecimento da macrorregião.

6. Planos personalizados

Outro ponto importante é que os provedores locais tendem a oferecer maior flexibilidade nos planos disponibilizados para os clientes, podendo, em alguns casos, ofertar opções personalizadas para as suas necessidades.

Por exemplo, a Amigo Internet tem planos com até 500 Mbps, o que é perfeito para residências nas quais várias pessoas irão assistir a filmes e/ou séries via streaming ao mesmo tempo, ou até mesmo entrar em partidas online de games.


Fatores para escolher um provedor de internet local

Agora que você já viu como vale a pena contratar um provedor de internet local, deve estar se perguntando como escolher o melhor prestador de serviços para isso. Afinal, é importante acertar nessa escolha para ter uma conexão de qualidade e que atenda às suas necessidades.


Portanto, listamos abaixo 4 fatores que ajudarão você a fazer a escolha certa!


Sua necessidade

O primeiro fator a atentar na hora de escolher um provedor de internet local é a sua necessidade. Afinal, é essencial determinar exatamente o que você precisa para poder escolher um provedor adequado e que tenha planos capazes de lidar com suas demandas.

Isso é necessário porque diferentes tipos de uso exigem diferentes características de uma conexão com a internet. Por exemplo, se você for estudar com cursos online, será necessária uma conexão que possa receber muita informação (para poder carregar os vídeos) sem precisar enviar grandes quantidades de dados.


Um plano empresarial, por sua vez, talvez não precise tanto de um PING reduzido, mas com certeza exigirá uma rede robusta para abranger todos os colaboradores da empresa.


Portanto, determine o que você precisa na sua conexão e comece a procurar por planos dos provedores locais para ver quais opções suprem as necessidades.


Relatos de amigos ou outras pessoas

Quando tiver alguns planos em vista, é hora de começar a selecionar as melhores opções. Para isso, converse com amigos e veja quem já teve alguma experiência com cada empresa, se foi positiva ou negativa e o que eles podem falar.


Além disso, procure também por relatos de pessoas na internet em relação ao serviço local. É importante, claro, contextualizar os relatos, sabendo que a experiência de uma pessoa online não corresponde a de todos os usuários, mas ajuda a ter uma noção do que esperar da empresa.


Por exemplo, é normal ver relatos negativos de pessoas que tiveram uma relação muito pessoal, vivendo um momento único e que não é o padrão. Já em outros casos, dá para notar um padrão nas reclamações e isso permite que seja possível entender melhor como aquela empresa opera.


Custos ocultos

Antes de contratar um serviço com um provedor de internet local, faça uma análise minuciosa do contrato e dos termos de serviço que a empresa fornece. Isso é importante para analisar se não existem custos ocultos que você não viu e que podem ser pesados depois.


Por exemplo, imagine que você tenha uma Smart TV, um computador, um videogame e um smartphone. Além de você, ainda moram na sua casa mais três pessoas (cada uma com um celular), o que garante praticamente todos os aparelhos ligados o tempo todo.


Pode ser que, para essa demanda, seja necessário um repetidor ou roteador mais robusto. E isso pode ter um custo adicional no contrato. Portanto, é bom elucidar esse tipo de questão antes de assinar com o provedor.


Serviços agregados

Por fim, analise quais são os planos disponíveis que ainda oferecem outros tipos de serviços. É muito comum que os provedores de internet local ofereçam combos com assinatura de TV a cabo ou outros benefícios para conquistar os clientes. Nesse caso, faça uma avaliação do custo-benefício de cada pacote para decidir qual é o melhor para você.


Agora você consegue entender por que contratar um provedor de internet local é vantajoso para a sua casa e para o seu negócio? Para isso, é importante escolher aquele que tenha os melhores serviços e infraestrutura.

A Amigo Internet é uma empresa séria, de qualidade e que investe sempre no relacionamento com os clientes. Com isso, estamos sempre buscando o melhor para você, garantindo que sua experiência com conexão de internet seja eficiente, de qualidade e sem gargalos ou instabilidades. Temos certeza de que você se surpreenderá positivamente.

Achou interessante? Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços.