Está com dificuldades de manter um home office eficiente? Nessa modalidade de contrato, também conhecida como teletrabalho ou trabalho remoto, o profissional presta serviços em sua casa, sem precisar comparecer a um estabelecimento. Por causa disso, é uma opção recorrente entre autônomos, mas também pode ser adotada pelas empresas.
Com a disseminação da COVID-19 e as regras sobre isolamento social, muitos empregadores aderiram ao teletrabalho para manter as atividades da empresa. Nesse caso, é importante saber quais cuidados adotar para conseguir um bom rendimento.
Exatamente por isso, preparamos este conteúdo com 4 dicas fundamentais para um home office eficiente. Confira!
1. Organize um espaço adequado
Ter um espaço de trabalho é importante para tornar a rotina de home office mais eficiente. O fato de estar em casa pode aumentar as distrações e trazer dificuldades para manter o rendimento esperado, então nada de tentar trabalhar assistindo à TV ou deitado na cama.
Vale a pena separar um cômodo ou, ao menos, uma parte do ambiente para montar o escritório. Uma escrivaninha e uma cadeira confortável, além dos equipamentos e materiais, também são essenciais para deixar o local mais parecido com um espaço de trabalho.
2. Faça o melhor com os seus equipamentos
Em geral, o trabalho remoto depende de computador e internet para a realização de tarefas. Por isso mesmo, é importante encontrar as melhores formas de usar os seus equipamentos e trabalhar com conexão de qualidade.
Procure por programas que sejam compatíveis com o seu computador ou notebook — você pode pesquisar os requisitos mínimos antes de baixar os softwares. Como normalmente é preciso compartilhar arquivos, fazer reuniões e outras atividades que exigem internet, contrate um serviço de qualidade.
Perder prazos, não conseguir enviar arquivos e, até mesmo, ter problemas ao participar de uma reunião porque a conexão não para de cair ou não entrega a velocidade necessária pode causar uma péssima impressão. Por isso, pesquise os serviços disponíveis na sua cidade para encontrar um provedor de internet de confiança.
3. Conte com ferramentas de comunicação remota
Apesar de todos estarem cumprindo as funções isolados em casa, isso não significa ausência de trabalho em equipe nem cancelamento de reuniões. Pelo contrário, a comunicação é essencial para conseguir alinhar estratégias. Veja alguns aplicativos que podem ser usados:
Zoom: opção para realizar videoconferências programadas, onde é possível compartilhar conteúdos;
Slack: software de mensagens que reúne todos os colaboradores, com mensagens públicas ou privadas;
Meet: ferramenta do Google para videoconferências e compartilhamento de arquivos;
Teams: plataforma criada pela Microsoft que permite fazer reuniões e trocar mensagens, com integração ao pacote Office e Skype.
Existem opções gratuitas e pagas, então é importante verificar as funcionalidades de cada uma para definir qual atende às necessidades da empresa. Além disso, durante a pandemia, alguns aplicativos liberaram o acesso para todos os usuários, sem custo.
4. Saiba como acompanhar tarefas e compartilhar arquivos
Por fim, adote algumas ferramentas para que todos consigam acompanhar o andamento das tarefas e compartilhar os arquivos necessários. Se a empresa conta com um software próprio, é fundamental que ele ofereça mobilidade e senhas de acesso para todos os colaboradores. Também existem alguns aplicativos que podem auxiliar, por exemplo:
Asana: oferece comunicação em grupo e monitoramento de atividades;
Trello: disponibiliza recursos para organizar tarefas e controlar prazos;
WeTransfer: possibilita o compartilhamento de arquivos mais pesados;
Google Drive: permite edição pelos usuários dos arquivos armazenados em nuvem.
A dica é verificar quais são as necessidades da empresa para que a equipe consiga trabalhar no esquema de home office e, com base nisso, procurar as ferramentas mais adequadas para ajudar nas atividades.
Agora que você já sabe como ter um home office eficiente, organize-se da melhor forma para implementar essas medidas na empresa e conscientize os colaboradores. Não se esqueça de contar com ferramentas adequadas e uma boa internet para conseguir uma comunicação eficiente entre a equipe.
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