top of page

Jogo travando: saiba em 5 dicas o que fazer nesse caso!

Poucas coisas são tão frustrantes quanto tentar jogar uma partida online com o jogo travando. Pode ser no Counter-Strike ou no Valorant, um game com lag é uma experiência muito ruim.


Além de não conseguir se divertir direito por causa do travamento, a sua performance também sai prejudicada. Qualquer milissegundo de lag faz com que você erre uma jogada ou fique vulnerável a um ataque adversário.

O resultado é que, com o jogo travando, você não consegue ajudar o seu time como gostaria. Isso é ainda pior se a partida for competitiva ou você estiver fazendo streaming.


Para você que está cansado de passar por essa situação, temos 5 dicas que podem ajudar a resolver o problema de game com lag. Veja quais são!


1. Verifique se seu computador não está mal configurado

Por mais que o seu setup seja robusto e capaz de rodar o game tranquilamente em teoria, isso não significa que ele dará conta do recado na prática. Existem muitos elementos que podem mudar o desempenho.


Por exemplo, pode ser que você tenha instalado um sistema operacional de 32 bits. Nesse caso, ele não consegue acessar mais do que 4GB de RAM, mesmo que você tenha 32GB instalados.


Outro problema pode ser de BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) mal configurado ou mesmo de peças que não são compatíveis entre si (caso você tenha montado a sua máquina). No primeiro caso, você pode restaurar o BIOS ao apertar F2 quando iniciar o PC e depois a opção de carregar configurações padrão (F9 na maior parte das máquinas). Já no segundo caso, se for possível, adquira peças compatíveis para solucionar o problema.


2. Veja quais são os programas abertos no seu computador

Se você está com o jogo travando, pode ser que o problema seja por outros programas abertos ao mesmo tempo no computador. Isso é muito comum quando se tenta jogar e gravar a tela ao mesmo tempo, por exemplo.


O que acontece é que os programas abertos consomem bastante memória RAM e poder de processamento (especialmente abas do Chrome rodando um tutorial do YouTube). Por isso, para reduzir o lag, o melhor a fazer é fechar tudo e focar apenas no game.


3. Busque por vírus que deixam o jogo travando

Se o seu computador pegou algum tipo de vírus específico, como um software que rouba seu poder de processamento para minerar criptomoedas para hackers, o jogo pode sofrer com lag.


Para resolver o problema, rode um antivírus na sua máquina e veja se detecta alguma anomalia. Além disso, adote práticas de prevenção e segurança na internet.


4. Desligue outros dispositivos que estejam na mesma conexão

Se o problema do jogo travando não estiver no seu computador, pode estar na sua conexão com a internet. Afinal, a velocidade da banda larga pode causar lag na hora de jogar online.


Um fator que pode atrapalhar é ter vários dispositivos (outros computadores, celulares, videogames) conectados na mesma rede e consumindo ao mesmo tempo. Se for o caso, vale a pena desligar alguns dispositivos para testar a conexão.


5. Confira a qualidade da sua conexão de rede

Caso outros dispositivos não estejam pesando na sua conexão, o problema pode ser que ela não foi feita para jogar online ou fazer streaming ao mesmo tempo.


Se a capacidade de download e de upload da sua conexão não for suficientemente ampla, é normal que o game fique com lag e você jogue sempre alguns milissegundos atrás dos outros jogadores.


Uma opção para resolver o problema é contratar um plano de internet com mais banda. A Amigo Internet tem vários planos especialmente para usuários que gostam de jogar online e fazer streaming ao mesmo tempo.


E aí, você acha que o problema de ficar com o jogo travando é porque a sua conexão não é boa o suficiente? Então entre em contato com a Amigo Internet e saiba como nossos planos podem mudar isso!


bottom of page