6 Dicas imperdíveis para melhorar sua experiência com streaming

Nos últimos anos, os serviços de streaming se tornaram parte do dia a dia da maioria dos consumidores de mídia. Cada vez mais pessoas trocam os canais tradicionais, especialmente a televisão, por uma plataforma de transmissão sob demanda, acompanhando séries, animações e filmes quando e onde é mais conveniente e confortável.


Mas essa experiência não foi das melhores para todos os assinantes. Não faltam histórias de pessoas que contrataram esses serviços e não conseguiram aproveitar tão bem, dando a impressão de que a plataforma em si é ruim. Porém, quase sempre há alguma coisa que o próprio assinante pode fazer para utilizar o streaming com mais qualidade.


Para ajudar com isso, trouxemos aqui 6 dicas simples que podem melhorar sua experiência com streaming. Acompanhe!


O que é streaming

Provavelmente você já utilizava os serviços de streaming no seu dia a dia e apenas não sabia o nome original. Basicamente, ele diz respeito a uma tecnologia existente que permite aos usuários acompanhar filmes, séries, músicas, entre outros, em qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo, sem precisar baixar o conteúdo para o seu aparelho.


Na prática, ele funciona da seguinte forma: o conteúdo que está armazenado no servidor de determinado serviço de streaming é carregado em tempo real no aplicativo que você utiliza ou na aplicação rodando no browser. Ou seja, o responsável transmite o conteúdo para você e não é preciso que você ocupe espaço em sua máquina com isso.


Quer ver como já faz parte do seu cotidiano? Como você assiste a séries hoje em dia? Faz download dos arquivos e assiste apenas na televisão ou, então, utiliza aplicativos e soluções que permitem ter acesso a eles por meio de qualquer tipo de dispositivo? Se a sua resposta foi a última, com certeza é um serviço de streaming. É o caso, por exemplo, da Netflix, do Amazon Prime, entre outros.


Como funciona um serviço de streaming

Mas como funciona, de fato, um serviço de streaming? Vamos explicar para você a seguir e tirar suas dúvidas sobre essa parte com um passo a passo:


  1. Você assina o serviço de streaming utilizando o cartão de crédito para o pagamento recorrente, e o valor da mensalidade será cobrado no dia específico em contrato;

  2. Você pode baixar o aplicativo do serviço nos seus dispositivos móveis (smartphone, wearable, tablet, etc.) ou utilizá-lo em navegadores ou outros aparelhos (consoles, SmartTV, entre outros);

  3. A partir disso e com uma conexão de rede, você pode, por meio da navegação na aplicação, escolher o conteúdo desejado;

  4. Quando o seleciona, o serviço de streaming transmite o conteúdo, em tempo real, de forma que você o receberá em sua tela sem precisar baixar nada;

  5. Caso queira suspender o plano, basta entrar em contato com o seu serviço e encerrar o contrato.


Como é o streaming no Brasil

Os serviços de streaming estão em constante crescimento no Brasil. Isso porque os brasileiros entenderam que isso é altamente benéfico, permitindo consumo de entretenimento de forma facilitada. Quer saber como está a atual conjuntura no país? Então, abaixo, confira alguns dados da Pesquisa Streaming no Brasil, publicada pela Opinion Box:


  • Uma a cada cinco pessoas passaram a utilizar streaming a partir do segundo semestre de 2019;

  • Houve um aumento de 12% no número de assinantes do serviço no ano de 2019;

  • O relacionamento entre as marcas e os usuários passou a ser mais próximo ainda, algo que mostra o papel dos serviços de streaming para o público.


Outro ponto importante, que também deve ser ressaltado, é que as plataformas de streaming são, atualmente, a segunda maior audiência no mercado de entretenimento no país, ocupando cerca de 15% de marketshare (somando todos os serviços de streaming de vídeo). Perdem apenas para a TV aberta, que soma 60% de participação no mercado. Assim, o streaming passou na frente de diversos canais de TV aberta, quando olhados isoladamente, e da audiência total da TV a cabo.


Quais são os serviços mais usados

Alguns dos principais serviços de streaming você deve conhecer, contudo outros podem não ser tão conhecidos assim. Entre os principais utilizados no Brasil estão:


  • Netflix (filmes, documentários e séries, com conteúdo original);

  • Amazon Prime Video (filmes, documentários e séries, com conteúdo original);

  • Globoplay (filmes, documentários, séries, programas de TV e vídeos exclusivos, bem como conteúdo original);

  • Claro Now (filmes, documentários, programas de TV e séries);

  • Telecine Play (filmes e documentários);

  • Disney+ (filmes, animações, séries com conteúdo original exclusivo);

  • HBO Max (filmes, documentários e séries, com conteúdo original);

  • Spotify (músicas e podcasts);

  • Deezer (músicas e podcasts);

  • Apple Music (músicas e podcasts, com catálogo muitas vezes exclusivo com alguns produtores);

  • Twitch (transmissão de partidas de games);

  • Crunchyroll (animes).


Quais os benefícios do streaming

Como falamos, os serviços de streaming são cada vez mais utilizados no Brasil. Isso ocorre, principalmente, porque o streaming traz uma série de benefícios para seus usuários, como mostraremos na sequência.


Diminuição da pirataria

Além de ser crime, consumir conteúdo pirata traz uma série de consequências complicadas para a sociedade como um todo. Por isso, o uso dos serviços de streaming auxilia a apoiar as produtoras e a comercialização adequada dos produtos e a evitar condutas criminosas por parte de terceiros.


Comodidade

Por meio de uma conta e do pagamento mensal, você tem acesso a uma série de serviços de conteúdos audiovisuais (filmes e séries), cursos ou músicas. Caso você decidisse adquiri-los por meio de mídia física, daria muito mais trabalho.


Praticidade no pagamento

Como as plataformas de streaming utilizam pagamento recorrente, você não precisa se preocupar com pagamento de boletos ou se o valor da anuidade poderá gerar problemas para o limite do seu cartão de crédito. Como normalmente o sistema é feito por débito recorrente, no dia específico do pagamento o valor será processado no seu cartão, não resultando em qualquer tipo de problema ou trabalho.


Preços acessíveis

No geral, o valor de assinatura dos serviços de streaming são bem acessíveis para todos os bolsos. Considerando a quantidade de conteúdos que você terá disponível em suas mãos, isso significa um maravilhoso custo-benefício. Muitas vezes, o valor mensal é menor do que a aquisição de um DVD, por exemplo. E, com isso, você terá um acervo enorme de conteúdos à sua disposição.


Mudança no comportamento do usuário

Se antes precisávamos escolher um filme específico, aguardar que ele fosse baixado para, só então, poder assistir, hoje em dia é possível decidir na hora qual será a melhor opção. Caso não tenha gostado e queira assistir a outro conteúdo, não tem problema, com poucos cliques é possível inicializá-lo rapidamente. Nesse sentido, ter a possibilidade de reprodução instantânea mudou completamente a forma como consumimos conteúdos atualmente.


Possibilidade de acessar o conteúdo em qualquer lugar

Por meio do streaming você pode acessar os conteúdos a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Por exemplo, vai viajar e quer assistir à sua série preferida no trajeto? Alguns serviços permitem, até mesmo, que você possa baixar o conteúdo no aplicativo e assisti-lo off-line durante o percurso, sem consumir o seu pacote de dados.


6 dicas para melhorar seu serviço de streaming

Agora que você já sabe como o serviço de streaming faz parte da nossa rotina, é importante ficar por dentro de algumas dicas essenciais para que seja possível ter a melhor experiência, independentemente do serviço utilizado.


1. Identifique o dispositivo ideal para cada conteúdo

Uma das vantagens dos serviços de streaming é que podem ser usados em qualquer dispositivo, desde um celular até uma Smart TV conectada à internet. Como a maioria já é otimizada para utilização do streaming, basta entender suas particularidades.


Com isso em mente, você pode melhorar bastante seu contato com o conteúdo se escolher a melhor combinação entre plataforma e aparelho. Basta conferir algumas especificações técnicas e os aplicativos usados que você poderá notar os detalhes.


Lembre-se também de que, quanto mais dispositivos estiverem conectados enquanto você estiver consumindo os conteúdos, maior parte da sua banda será consumida. Assim, isso pode tornar a conexão mais lenta, prejudicando sua experiência. Vai assistir a um filme em sua Smart TV? Então, desligue o Wi-Fi dos celulares e veja como isso melhora a situação.


2. Analise quais plataformas oferecem seu conteúdo favorito

Netflix, Hulu, Twitch, Amazon Prime, Spotify, Crunchyroll, as opções de plataformas de streaming são bem amplas. E cada uma tem um nicho de conteúdo diferente. Escolher uma é o mesmo que escolher a qual canal você assistiria na TV, só que com mais opções e flexibilidade.


O importante é optar por aquelas que oferecem o conteúdo que mais interessa. Não adianta muito ter uma assinatura e depois não ter o que fazer com ela. Netflix oferece uma boa variedade de séries, filmes e outros conteúdos mais populares. Twitch, por outro lado, é ideal para streaming de games, arte e podcasts.


3. Pense em quem utilizará a mesma conta

A menos que more sozinho, é provável que sua família use a mesma plataforma que você. Por sua vez, mesmo que more só, ainda pode ser que você divida sua conta com amigos. Essa é uma funcionalidade comum em alguns serviços de streaming, tornando-se outro ponto a ser levado em consideração.


Uma vantagem disso é a possibilidade de dividir os custos da assinatura ou, em outros casos, deixar que cada um faça uma assinatura em um serviço diferente para que todos tenham acesso a todos os conteúdos, contemplando mesmo quem não usaria a plataforma com frequência.


4. Utilize um repetidor de sinal

Um problema comum é perder conexão por oscilação de sinal em casa. Muitas vezes, por exemplo, você está com amigos no quintal e deseja utilizar o seu serviço de streaming de música, mas não consegue, mesmo que a sua conexão seja de qualidade e com a velocidade adequada.


Isso ocorre porque o dispositivo está longe do roteador e, assim, o sinal fica fraco demais para permitir conexão à rede. Esse tipo de situação é muito comum, por exemplo, em casas grandes ou apartamentos com mais de um andar.


Nesses casos, é fundamental contar com um repetidor de sinal. Ele possibilita potencializar o alcance do sinal Wi-Fi (que normalmente é de 10 metros), permitindo uma conexão de qualidade em todos os ambientes da residência sem ter problemas com a sua experiência ao assistir a séries, ver filmes, ouvir suas músicas, entre outros.


5. Invista em conexão de qualidade

Claro, nenhum serviço de streaming funciona direito sem uma boa internet. Sua TV, seu celular e seu computador precisam de uma boa conexão para transmitirem os conteúdos em alta definição.


Uma conexão instável, que oscila a velocidade e apresenta problemas com alto tráfego de conteúdo, poderá prejudicar a sua experiência com o serviço de streaming. Imagine o quão desconfortável é tentar assistir a um filme com a conexão caindo constantemente. Nada bom, não é mesmo?


Assim, um provedor de internet local de qualidade pode proporcionar uma melhor experiência, bem como oferecer melhor suporte nas situações de problemas. Além disso, até mesmo se, de fato, ocorrer algum tipo de questão, a empresa prontamente prestará todo o suporte e você poderá voltar a consumir seus conteúdos mais rapidamente.


6. Considere a velocidade da sua internet

Muitas vezes, a qualidade de conexão está ligada à estabilidade de conexão. Porém, esse não é o único ponto a ser considerado. Um serviço pode ter qualidade, mas apresentar velocidade incompatível com a necessidade da sua residência.


Por isso, analise quais são as necessidades da sua casa: quantas pessoas utilizam os serviços? Elas usam o streaming de forma simultânea? Outras atividades (jogos, videochamadas, entre outros) que consomem a banda consideravelmente são utilizadas junto com o serviço?


Assim, escolha a velocidade de conexão que for mais compatível com as demandas da sua residência. Caso tenha dúvidas, você pode conversar com um de nossos atendentes, por exemplo. Eles estão aptos a compreender as dinâmicas da sua situação e ter a melhor resposta para você.


Com essas dicas, você já pode começar a aproveitar melhor sua experiência com plataformas de streaming. Se estiver em busca de uma conexão de maior qualidade para assistir às suas séries, a Amigo Internet oferece não só uma boa internet, mas também conta com CDN de plataformas como Netflix, Facebook e Google, que fazem toda a diferença na hora de consumir esses conteúdos.


Entre em contato com a Amigo Internet agora mesmo e veja como solicitar nossos serviços!