top of page

Afinal, qual é o navegador de internet ideal? Saiba aqui!

Você talvez possa ter passado pelo momento no qual estava tentando acessar um site e viu que naquele navegador ele não funciona bem, ou, então, ele nem sequer abre. Isso acontece porque, apesar de fazerem o mesmo serviço, os navegadores de internet são muito diferentes entre si.


Muitos deles funcionam muito bem, por exemplo, para gamers. Em contrapartida, esses mesmos navegadores podem não ser tão interessantes para outras situações. Para quem preza maior segurança de informações, há aqueles que têm maior transparência para o usuário final, em comparação com outros.


Mas afinal, existe um navegador de internet ideal? Vamos mostrar os principais utilizados atualmente e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.


Mozilla Firefox

Se você precisa de maior flexibilidade, ou seja, quer maior facilidade para customizar o navegador de acordo com suas demandas de uso, o Mozilla Firefox é a melhor escolha. Ele se adapta melhor a praticamente todos os sistemas operacionais. Para aqueles que se preocupam com privacidade e coleta de dados, essa é uma das melhores opções, sendo um dos que menos coletam dados de navegação.


Além disso, é um navegador de código aberto, ou seja, toda a comunidade está sempre atenta para possíveis vulnerabilidades e as correções necessárias são implementadas rapidamente. Ele tem uma interface simples e permite o bloqueio automático de rastreadores de anúncio.


Google Chrome

O Google Chrome é uma opção bastante utilizada por ter uma maior versatilidade em número de extensões e plugins. Assim, provavelmente, você encontrará aqueles que você precisa para sua rotina com maior facilidade nesses espaços.


Por exemplo, para quem tem dificuldades com sites de língua estrangeira, há diversas opções de plugins tradutores em tempo real.


Outra vantagem é que o navegador permite a integração com demais serviços que você pode utilizar no dia a dia. Por exemplo, o Google Hangouts e o Evernote. Além, claro, dos próprios serviços Google (como Drive, Gmail, Maps, Calendar, entre outros).


O Chrome também é conhecido por ser um navegador intuitivo, de performance rápida e altamente responsivo. Contudo, ele consome muita memória RAM durante o uso, o que pode comprometer o uso de outras soluções.


Se, por exemplo, você está com o navegador aberto e usando um software de edição de fotos, poderá sentir a máquina perdendo desempenho consideravelmente.


Microsoft Edge

O Microsoft Edge, atual substituto do Internet Explorer, um dos navegadores mais antigos existentes, é um produto Microsoft e trouxe uma série de mudanças que o tornaram uma versão bem mais otimizada do seu precursor. Por exemplo, ele é bem estável e leve.


Outra vantagem é que ele não possui um alto consumo de memória RAM, diferentemente de alguns dos seus concorrentes (como o Google Chrome). Além disso, muitas plataformas antigas ainda só abrem neste navegador. Portanto, é importante tê-lo instalado em sua máquina.


Contudo, para os usuários que, normalmente, utilizam navegadores apenas para sites comuns e redes sociais, não terão problemas com isso.


Opera

Para o uso em dispositivos móveis, o Opera é uma das melhores opções. Ele tem baixo consumo de dados móveis e bateria. Isso ocorre, principalmente, por uma funcionalidade do sistema chamada “Turbo Opera”. Por meio dela, o navegador consegue consumir apenas o que o usuário está usando, sem consumir banda com questões desnecessárias.


Ele é bastante seguro, oferecendo bloqueador de anúncios, VPN e impede o armazenamento de dados sigilosos, que podem ser usados por hackers. Contudo, tem poucas possibilidades de extensões e plugins.


Safari

O Safari é um navegador exclusivo para dispositivos criados pela Apple (sistemas macOS, iOS, entre outros). Ele é a melhor opção para esses aparelhos, justamente por ter sido criado focado para ser amigável para esses sistemas operacionais.


Para os usuários de dispositivos Apple, ele se destaca pelas diversas possibilidades de personalização, bem como por ter mecanismos importantes de segurança e privacidade para seus usuários. Em comparação com outros navegadores populares (como Mozilla Firefox e Google Chrome), ele tem melhor desempenho e consome menos dos recursos de performance em seu uso.


Conhecer as características dos serviços que você usa é fundamental para identificar qual é o navegador de internet ideal para a atividade que deseja executar. Assim, veja quais são os pontos mais favoráveis para você e faça a melhor escolha para cada uso.


Quer mais dicas interessantes como as deste texto? Siga nosso perfil no Facebook e no Instagram e acompanhe outras dicas imperdíveis.

bottom of page