top of page

Entenda agora mesmo o que é CDN

Você sabe o que é CDN? Em uma tradução mais livre, seria algo como Rede de Distribuição de Conteúdo, e é exatamente o que essa tecnologia oferece: que as informações contidas em um site sejam distribuídas por meio de diversos servidores espalhados pelo mundo para otimizar a usabilidade. Legal, né?


Já pensou como seria se todos os usuários dependessem de um único servidor disponível no mundo inteiro para jogar LoL? Com certeza a experiência do jogo não seria a mesma, não é verdade?


Se você ainda não sabe muita coisa sobre essa tecnologia ou quer aprender ainda mais, este post é para você! Nele explicamos com mais detalhes como funciona a CDN e apresentamos algumas de suas vantagens. Confira!


O que é CDN?

A CDN tem um único objetivo: entregar um conteúdo por meio do servidor mais próximo do usuário final — que é quem usa a internet, no caso. Assim, é possível reduzir bastante o tempo de resposta da requisição se for levado em consideração o tempo em que o pedido levaria para ser processado pelo servidor original.


Quando combinada a outras tecnologias, como o cache, pode fazer com que os sites ganhem muito mais desempenho, principalmente os que necessitam de maior processamento de servidor, como lojas virtuais e jogos online. De acordo com a alta demanda desses serviços, ultimamente é preciso que essa tecnologia seja utilizada para oferecer a melhor experiência de uso.


Quais são as vantagens da CDN?

Agora que você já sabe do que se trata a CDN, precisa conhecer as suas vantagens. Confira algumas logo abaixo.


Redução do tempo de resposta

Toda vez que o endereço de um página é acessado, o navegador envia uma requisição para o servidor, que percorre todo um caminho até chegar ao seu destino. Assim que o pedido é recebido, ainda é preciso de um tempo para que ele seja processado antes que o retorno seja enviado ao usuário.


Todo site dinâmico que depende de um processamento server-side do lado do servidor pode aumentar significativamente o tempo total de espera, e é aí que a CDN entra. Quando utilizada para cachear o conteúdo, o tempo de processamento da requisição consegue ser consideravelmente reduzido, porque é basicamente uma cópia estática do que foi solicitado que será entregue.


Suporte quando há sobrecarga

Quando um conteúdo viraliza na internet ou um jogo recebe vários jogadores ao mesmo tempo, o serviço de hospedagem passa por picos de acesso e algumas quedas ou instabilidades no serviço podem acontecer. Esse tipo de situação é frustrante, não é mesmo? Isso porque o site deixa os usuários na mão justamente quando mais precisa estar no ar.


Neste momento, não há muito o que fazer a não ser esperar que o serviço da hospedagem se adéque à demanda logo depois da situação ser avaliada. Nesses casos, a CDN pode ser considerada a salvadora de uma situação catastrófica, já que as cópias dos conteúdos ficam salvas em diversos servidores, o que acelera o desempenho das partidas online.


Proteção contra ataques

As tentativas de invasão e os ataques DDoS são uma realidade que acontece com frequência, principalmente em partidas de jogos online. Por muitas vezes, esses problemas podem prejudicar vários aplicativos e sites que se encontram dentro do mesmo data center.


Para esses casos, os serviços de uma CDN podem ajudar, já que a maioria oferece recursos que podem reduzir os impactos de um ataque, e a vantagem é que isso é feito de forma automática. Outro recurso oferecido nesses casos é a proteção contra ataques do tipo SQL Injection e Cross-site Scripting (XSS).


Como é a sua aplicação na prática?

As CDNs disponibilizadas pela Amigo utilizam diversas métricas para definir a partir de qual servidor deve ser entregue o conteúdo para quem está tentando acessar. Isso é feito para garantir que o usuário tenha a melhor experiência de uso possível ao acessar o conteúdo desejado.


Além de participar do programa Netflix Open Connect, que oferece aos provedores de Internet a oportunidade de possuir um servidor próprio para tráfego da Netflix, a Amigo conta com outras grandes parcerias de CDN como o Facebook, Instagram, Youtube, Google, entre outros. Lembrando que, ao se tornar um cliente, você terá todos esses benefícios incluídos em qualquer uma das experiências contratadas.


Gostou de saber o que é CDN e conhecer mais sobre essa tecnologia? Então entre em contato agora mesmo e conheça todos os nossos planos. Temos opções para você e para toda a sua família aproveitar o melhor do entretenimento!

bottom of page