top of page

Entenda a diferença entre velocidade de download e upload

Velocidade de internet é um dos temas mais caros para qualquer gamer, não é mesmo? Afinal, qualquer problema nessa parte pode ocasionar a perda de uma partida e tornar a sua experiência bem chata e frustrante. Há uma série de coisas que você precisa saber avaliar no seu plano para identificar se é hora de abortar a missão e escolher um parceiro melhor nessa jornada: infraestrutura do provedor, tipo de conexão, qualidade do suporte ao cliente, entre diversos outros.


Em um primeiro momento, você precisa observar dois itens: velocidade de download e upload. Sabe o que isso tem a ver com a sua experiência em jogos, home office ou lazer? Então vem com a gente para tirar todas as suas dúvidas e ficar fera no tema!


O que é velocidade de download?

A velocidade de download está muito presente no seu dia a dia, até mesmo fora dos games. Ela diz respeito à taxa de dados que a sua máquina recebe do servidor, podendo estar em formato de páginas de web, fotos, vídeos, áudios, entre outros.


Quer ver um exemplo? Quando você assiste àquela série que você ama na Netflix, ou em outro serviço de streaming, a sua máquina utiliza a velocidade de download o tempo todo, recebendo o conteúdo (vídeo e áudio).


É por meio dela que você também visualiza todas as ações dos seus times em suas partidas, já que o servidor envia os dados do que está ocorrendo no game para a sua máquina. Top, não é?


O que é velocidade de upload?

Então qual é a velocidade de upload? Bom, é a taxa de velocidade de dados que a sua máquina (console, PC, notebook, smartphone, etc.) usa para enviar uma solicitação ou informação para o servidor. Por exemplo, quando você escolhe o comando de chutar a bola no FIFA, utiliza a velocidade de upload para que a solicitação chegue até o servidor do jogo.


Você também usa quando está conversando com seus parceiros no WhatsApp, Discord, ou quando transmite aquela partida imperdível para sua fan base na Twitch.tv.


Como mensurar a velocidade de upload e download?

Deu para perceber que ambas as velocidades estão envolvidas com as suas atividades, não é? Mas você deve estar se perguntando como vai saber a velocidade que precisa para ver um filme ou para jogar uma partida. Aí chegamos com a solução para isso!


Os velocímetros serão seus aliados nessa jornada. Eles fazem a seguinte tarefa: sem nenhum jogo, áudio ou vídeo rodando em sua máquina, você acessa o site responsável pelo cálculo, que envia uma solicitação para um servidor próprio e devolve para a sua máquina.


Assim, o site calcula o tempo de resposta entre esses dois pontos e indica o famoso PING, tão importante para os gamers. Ele representa a latência de conexão, avaliando em quanto tempo uma informação demora para sair de sua máquina para um servidor e receber a resposta. Por isso é fundamental sempre ter um PING baixo.


Como solucionar a questão de conexões lentas para gamers?

Aí você fez o teste e descobriu que seu plano atual está tendo um flap e não está dando a velocidade de conexão que gostaria, não é? Às vezes isso é uma questão de escolher o plano certo para suas necessidades. Há dois tipos no mercado que mais chamam a atenção da galera gamer: dedicado e compartilhado.


Um primeiro ponto que precisamos deixar claro para você: quem contrata um plano como pessoa física sempre tem internet compartilhada, mas isso não significa que você estará dividindo a internet que paga com outras pessoas, certo?


Nossa dica é você optar por um plano que tenha taxas altas de download e upload, o que garante a você não ter gargalos de banda que atrapalhem o desempenho dos seus jogos. O mesmo vale para quem quer usufruir de uma imagem em 4k fornecida pelo seu serviço de streaming.


Essas taxas elevadas são importantes, tanto para quem joga, quanto para atividades profissionais ou de entretenimento, evitando lentidão em qualquer processo. É o caso, por exemplo, de pessoas que trabalham com videochamadas ou, então, gamers durante suas partidas, que enviam outputs e recebem inputs durante todo o tempo.


Agora você sabe o que é velocidade de download e upload e consegue perceber a importância de verificar esses dois indicadores. Entender como ter uma internet de ponta é fundamental para garantir experiências incríveis e não atrapalhar aquela partida importante para ranquear. Fazendo a escolha certa, terá a internet mais top disponível para você. Ótimo, não é?


Para mais conteúdos como esse acompanhe nossas redes sociais pelo Facebook e Instagram. E, caso queira uma internet perfeita para todas as suas necessidades, veja o que a Amigo tem a oferecer para você.

bottom of page