Entenda as principais diferenças entre 4G, 5G e fibra óptica

A internet já evoluiu bastante desde sua concepção, tornando-se uma parte indispensável do dia a dia da maioria das pessoas, seja para o trabalho, entretenimento ou para os estudos. Porém, com essa evolução, também surgem algumas dúvidas relacionadas às variações nessa tecnologia. Por exemplo, o uso do 4G, 5G e internet fibra óptica, que são as principais opções disponíveis hoje.


Apesar disso, muitos usuários não entendem a diferença entre essas opções de rede, o que pode levar a uma escolha menos adequada para atender suas demandas. Conhecer essas opções e entender suas vantagens específicas é o melhor caminho para ter uma conexão de maior qualidade.


Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre 4G, 5G e internet fibra óptica. Acompanhe.


O que é 4G?

4G é o nome dado à quarta geração de internet móvel, ou seja, o quarto nível tecnológico de conectividade. Cada nova geração representa um aumento considerável na velocidade de conexão e redução da latência, permitindo que as informações sejam trocadas de forma mais rápida e que os comandos enviados sejam respondidos com menos atraso. Com o 4G, é possível alcançar uma velocidade de até 150 Mbps, enquanto o 3G se limitava a até 7 Mbps.


O que é 5G?

Seguindo o padrão das gerações anteriores, o 5G, a quinta geração de internet móvel, é um avanço recente, introduzido em 2020. Com essa rede, é possível alcançar velocidades de transferência ainda maiores, com mais estabilidade e menor tempo de latência.


Porém, essa tecnologia tem os problemas comuns de qualquer novidade na área, como um preço menos acessível e menor cobertura. É esperado que o 5G se torne bem mais difundido nas principais cidades do mundo até 2025.


O que é fibra óptica?

Esse é o nome dado à rede de internet em que os dados são transmitidos por cabos de fibra óptica, que convertem os dados em luz e depois em dados novamente. Depois de passar pelo cabo, o aparelho de Wi-Fi converte a informação em ondas de rádio, que são captadas pelos aparelhos da casa. É mais comum em redes domésticas e empresariais, podendo atingir velocidades bem mais altas e com maior estabilidade.


Como escolher entre 4G, 5G e internet fibra óptica?

Na maioria dos casos, você vai precisar de uma rede móvel para navegar na rua e uma rede doméstica, que pode ser de qualquer um dos tipos acima. A fibra óptica é ideal se você tem um computador, videogame ou Smart TV em casa e precisa do máximo de potência em sua conexão, pois a estabilidade obtida é bem maior.


A rede 5G, infelizmente, ainda não está disponível efetivamente no Brasil, mas é uma opção para manter em mente para o futuro.


Também é possível utilizar uma rede 4G em ambiente doméstico. A maior vantagem é que ela não exige instalação, podendo ser colocada com mais facilidade e rapidez. Infelizmente, sua efetividade está sujeita ao alcance da rede em sua área. Caso o sinal não seja forte o suficiente você pode ter problemas de estabilidade.


E, claro, qualquer rede móvel, como o 4G ou 5G, têm a limitação da franquia de dados imposta pela operadora. Isso torna sua contratação praticamente inviável para uso doméstico, já que o volume de download tende a ser bem elevado.


Considerando esses pontos, você pode escolher entre 4G, 5G e internet fibra óptica com mais segurança. Sua escolha deve depender de quais são suas prioridades.


Quer ler mais conteúdos como esse? Então nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e acompanhe as novidades.