Entenda melhor as expressões Banda, Megabit, Latência, Lag e Ping

A internet é uma parte integral do dia a dia de todos, seja de forma direta ou indireta. Muitos dos serviços de entretenimento e comunicação ocorrem via sites ou aplicativos móveis. E, junto a esse recurso, alguns termos também começaram a ser usados, mas muitas pessoas não entendem bem o que eles significam.


Palavras como Banda, Megabit, Megabyte, Latência, Lag e Ping são bastante usadas para se referir a questões comuns da navegação online, mas também são aplicadas de forma incorreta boa parte das vezes. Se você está avaliando o desempenho do seu serviço de internet, então é importante entender mais claramente o que eles significam.


Vamos explicar o que é Banda, Megabyte, Megabit, Latência, Lag e Ping. Acompanhe.


O que é Banda?

Coloquialmente, a largura da banda de internet é associada à sua velocidade, o que não está errado. De forma simples, a banda se refere à quantidade de dados que podem entrar e sair a cada vez. Quanto maior sua largura, mais informações podem passar.


Pense como se a banda fosse um túnel e os dados fossem vários carros que estão atravessando. Se houver mais espaço, então mais informações podem passar de um lado para o outro.


O que é Megabyte e Megabit?

Ambas são unidades de medida de dados. O bit é uma unidade básica, que representa o menor esforço possível que o computador pode fazer. Um byte equivale a 8 bits, um Kilobyte equivale a 1024 bytes e um Megabyte equivale a 1024 Kilobytes. E isso continua em Gigabytes e Terabytes.


Quando falamos de internet a velocidade costuma ser medida em bits e não em bytes, para que o consumidor saiba a quantia exata de informação que está recebendo. A conta é a mesma, um Kilobit é equivalente a 1024 bits, um Megabit a 1024 kilobits e assim por diante.

Os Megabits são a unidade mais comum para medir a largura da banda de internet doméstica hoje em dia. Se uma rede oferece 100 Megabits de download, então você pode baixar até 100 Megabits por segundo naquela rede.


Sobre isso vale frisar que as siglas são diferentes. O Megabyte é representado com ambas as letras maiúsculas (MB), já o Megabit é representado apenas com a primeira letra maiúscula e a segunda minúscula (Mb). Normalmente quando se fala de velocidade de internet você vê a sigla Mbps, que significa Megabits por segundo. E, quando se fala apenas de Mega, por exemplo, o plano é de 200 Mega, está se falando de Megabits por segundo também.


O termo Megabyte é muito usado para armazenamento de dados. Para medir o tamanho de um disco rígido, de um CD, de um DVD, ou a franquia de dados móveis que pode ser usada por uma pessoa até esgotar seus dados.


Por exemplo, um plano oferece 20GB de internet. Nesse caso, essa não é a velocidade de acesso, mas sim a quantidade de dados que ele acessa até ficar sem acesso. Em planos residenciais e empresariais a quantidade de dados que o usuário pode acessar é infinita.


Digamos que você queira baixar 400GB usando a conexão residencial da Amigo Internet, você pode, se quiser baixar 30TB, você pode, não há limite, o que muda é a velocidade de download conforme o plano contratado.


Ou seja, ter uma internet que oferece franquia de dados ilimitado e velocidade de 100 Mbps é muito mais vantajoso que ter uma internet com franquia limitada de 20GB, indiferente da velocidade ofertada.


O que é Latência?

A palavra “latência” remete a “atraso”. No contexto da internet, ela se refere ao tempo de espera entre o envio de um comando ou informação e o retorno da resposta. Ela é afetada principalmente pela distância entre o servidor e o computador do usuário.


Por isso, acessar sites hospedados em países diferentes é mais demorado. A latência ideal para a maioria dos usuários fica entre 50 e 100 milissegundos.


No caso da Amigo Internet, como possuímos Redes de Distribuição de Conteúdo (CDNs) de diversas empresas, como Netflix, Google, Facebook, Instagram, o usuário não precisa acessar ao conteúdo diretamente nos Estados Unidos, ele pode acessá-lo em diversos pontos espalhados pelo Rio Grande do Sul, que ficam em cidades como Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, entre tantas outras.


Isso faz a latência ficar em menos de 30 milissegundos para acesso a esses dados. Ou seja, uma velocidade ainda melhor que a ideal, o que proporciona uma experiência única para os usuários.


O que é Lag?

Esse é um termo bem utilizado no mundo dos jogos, sendo similar à latência, mas num contexto diferente. O lag também se refere à demora de resposta, mas ele não é necessariamente associado à qualidade da sua rede.


O lag pode ocorrer porque seu computador está sobrecarregado com tarefas, ou quando seu hardware não é potente o suficiente para a tarefa. Nesse caso, ele precisará de mais tempo para implementar os comandos, criando um atraso.


O que é Ping?

É um sinônimo para a latência, mas usado especificamente no contexto da informática. A palavra “latência” tem uso em todo tipo de transmissão de dados, incluindo no rádio e na biologia.


Agora que você já conhece os significados de Banda, Megabyte, Megabit, Latência, Lag e Ping, pode usar esses termos corretamente para avaliar sua rede e melhorar sua experiência online. Quanto mais você aprender sobre o assunto, mais fácil será melhorar a sua rede.


Gostou do conteúdo? Então compartilhe em suas redes e lembre de nos seguir no Facebook e no Instagram para que possamos sempre mantê-lo informado com conteúdos como esse e compartilhar com você diversas dicas que fazem toda a diferença no dia a dia.