top of page

O que são Redes Mesh, como funcionam e quais são seus benefícios?

Hoje em dia, seja em casa, seja no trabalho, uma boa rede de internet é indispensável. As redes Wi-Fi são o método mais comum de instalação de rede, mas isso não significa que sejam as melhores opções. Uma alternativa mais recente e eficaz é o uso das redes mesh, por exemplo.


Se ainda não conhece o termo, então vale a pena se informar a respeito e ver se essa é a melhor alternativa de rede para você. Dependendo do seu contexto, ela pode representar bastante economia com resultados bem melhores de conexão.


Para ajudá-lo a entender melhor, vamos explicar o que são as redes mesh e quais benefícios elas oferecem.


Acompanhe!


O que são redes mesh?

Em inglês, a palavra “mesh” significa “malha”, o que ilustra bem esse tipo de rede. Em uma rede Wi-Fi comum, há um único roteador que emite um sinal para todo o local. Quanto mais longe você estiver do aparelho, mais fraco será o sinal. E se houver algum objeto no caminho, ele pode ser bloqueado.


Por sua vez, uma rede mesh consiste em dois ou mais aparelhos roteadores conectados à mesma rede e interligados entre si, formando uma malha de comunicação. Dessa forma, há mais de um ponto emitindo o sinal da rede, o que aumenta seu alcance e consistência. Isso é algo muito útil em empresas e casas grandes.


Quais são seus principais benefícios?

Em vários contextos, uma rede mesh é bem mais útil e de maior qualidade. Algumas das principais qualidades que ela oferece estão a seguir.


Maior qualidade do sinal

Utilizar um único roteador para emitir o sinal para múltiplos aparelhos quase sempre causa um nível considerável de interferência. Isso faz com que cada conexão perca um pouco de velocidade e consistência, o que atrapalha a experiência de navegação de todos.


Ao utilizar múltiplos pontos de contato, você garante que haja menor possibilidade de conflito entre os dados enviados para um ou para outro aparelho. Ao todo, isso garante uma navegação mais ágil e com menos erros.


Rede de maior alcance

Um dos principais motivos para utilizar as redes mesh é o alcance ampliado que elas oferecem. Em um local muito amplo, como uma casa grande ou em um escritório com várias salas, a rede precisa alcançar todas elas com um bom nível de qualidade — o que pode ser difícil por conta de todos os obstáculos e da distância. Logo, uma rede mesh é uma excelente forma de lidar com esse problema.


Não tem maiores custos de instalação

Outro ponto importante a lembrar é que essa alternativa não causa nenhum grande aumento no custo de instalação da sua rede. Basta fazer a aquisição de novos roteadores e instalar o cabeamento, o que não é muito diferente de uma instalação padrão. Sendo assim, não há grandes barreiras para adotar esse sistema.


Agora você conhece um pouco mais sobre as redes mesh e suas qualidades. Seja para uso doméstico ou em empresas, ter uma conexão de alta qualidade à internet é sempre indispensável. Nesse sentido, você pode contar com uma empresa qualificada para instalar outros roteadores em determinado ambiente doméstico, construindo uma rede mesh e melhorando a experiência de todos os usuários.


Quer continuar acompanhando mais dicas? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn agora mesmo!


bottom of page