top of page

Conheça os principais tipos de vírus de computador

Se você costuma jogar no computador ou tem um home office para trabalhar, precisa aprender pelo menos o básico sobre vírus de computador. Afinal, quanto mais você entende do assunto, melhor consegue proteger a sua máquina.


O conhecimento sobre como os vírus funcionam ajuda a evitar que você baixe ou instale algum aplicativo malicioso, além de entrar em sites que podem apresentar vulnerabilidades.


Quer saber mais sobre o assunto e aprender a deixar seu computador mais seguro? Então continue a leitura!


Quais são os principais tipos de vírus de computador?

Um vírus de computador é um tipo de software que captura, altera ou expõe informações, além de poder executar mecanismos dentro de uma máquina. O objetivo é sempre malicioso e tem a ver com a busca por acessos de dados pessoais, o controle de um PC ou simplesmente a tentativa de fraude ou de ganhar dinheiro via exposição de publicidade indesejada.


Veja abaixo alguns dos principais tipos existentes atualmente!


Ransomware

Um ransomware é um dos mais perigosos tipos de vírus de computador. Basicamente, é um software que toma controle de uma máquina e não permite que ela seja acessada por mais ninguém.


Depois do computador bloqueado, os hackers exigem um pagamento financeiro (normalmente via criptomoedas) para que o vírus seja removido. O caso mais famoso foi o WannaCry, que afetou mais de 200 mil computadores em 2017.


Spyware

Um spyware é um tipo de vírus que tem a função de capturar informações de uma máquina sem que o usuário perceba. Pode ser um keylogger (que registra todas as palavras digitadas) ou ser mais sofisticado e capturar senhas, números de cartões, e-mails, acesso a webcam e microfone etc.


Cavalo de Troia

Um Cavalo de Tróia (ou Trojan Horse) é o tipo de vírus mais conhecido. Consiste em um pedaço de software que vem escondido em outro programa baixado na internet.


Uma vez instalado, pode assumir o controle da máquina e permitir acesso ao hacker que o desenvolveu.


Como identificar se a sua máquina foi infectada?

Alguns vírus são bem fáceis de identificar. Os adwares, por exemplo, começam a exibir propagandas dentro da sua máquina, então são óbvios. Outros, no entanto, costumam ser mais difíceis.


A melhor forma de encontrar vírus no seu computador é fazendo um escaneamento dos arquivos utilizando um antivírus atualizado. Ele fará uma varredura na sua máquina e identificará todos os arquivos com comportamento de vírus.


Como evitar que o seu computador seja infectado?

Apesar de existirem formas de se livrar do vírus (uma boa formatação pode resolver o problema), o melhor remédio é sempre a prevenção na segurança online.


Portanto, se você quer descobrir como evitar que seu computador fique infectado com softwares maliciosos, siga os passos abaixo!


Instale um bom antivírus

Além de identificar se o seu computador já foi infectado, um bom antivírus ajuda a prevenir a presença de vírus ao agir como um filtro na sua conexão de internet.


É por isso que não basta apenas comprar um bom software de antivírus, é importante ter um que trabalhe como um filtro na sua conexão. Assim, vale a pena contratar um plano de internet que já ofereça um antivírus embutido, para ter uma camada superior de proteção.


Mantenha o sistema operacional atualizado

A maior parte dos vírus de computador explora falhas nos sistemas operacionais (SO) dos usuários. Por causa disso, uma das melhores maneiras de evitar problemas é manter o seu SO sempre atualizado, porque as falhas são corrigidas frequentemente.


Tenha cuidado com downloads

A principal via de contaminação é pelos downloads que fazemos. Portanto, tenha muito cuidado com tudo que baixar da internet, especialmente se for via torrent. Se for baixar games para jogar, por exemplo, faça sempre de plataformas oficiais como a Steam, uPlay e outras.


Pronto, agora você já conhece os principais tipos de vírus de computador e aprendeu como se prevenir para não ser contaminado por eles. Lembre-se de agir com cuidado, pois pode ser difícil se livrar do software malicioso depois que está no sistema.


Gostou das dicas? Então curta nossa página no Facebook e do Instagram para acompanhar mais conteúdos como este!

bottom of page