top of page

Vai pagar contas pela internet? Veja quais cuidados tomar!

Graças a tecnologia digital, várias tarefas do dia a dia, que antes levariam horas para serem feitas, agora podem ficar prontas em questão de minutos. Basta um clique e pronto! Um bom exemplo disso é pagar contas pela internet, algo que está se tornando cada vez mais comum para todos os usuários.


Seja para despesas recorrentes ou para compras online, os métodos de pagamento digitais são muito úteis. Evitar filas de banco é sempre uma conveniência para quem tem pouco tempo disponível. Porém, junto com essa praticidade, também vieram mais riscos. Há muitos crimes virtuais e golpes nos quais você pode cair, fazendo com que o simples ato de pagar suas contas se transforme em um grande prejuízo.


Felizmente, há algumas coisas que você pode colocar em prática para se prevenir ao pagar contas pela internet. Confira e descubra como fazer isso com segurança!


Escolha uma boa senha de segurança

O primeiro erro que muitos cometem ao fazer qualquer transação bancária online é optar por senhas de fácil dedução. É o caso de quem usa o próprio aniversário, número de telefone, o próprio nome ou outra senha que uma pessoa estranha chutaria nas primeiras tentativas. E quanto mais simples ela for, mais facilmente alguém pode usar sua conta.


Ao cadastrar sua conta para transações online, tenha certeza de escolher uma senha segura, por exemplo, uma sequência aleatória de números, letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, etc. Não precisa ser algo excessivamente complicado, pois o ideal é que você se lembre de cabeça, contudo evite algo fácil demais.


Confira a veracidade do site

Há muitos links na internet que parecem legítimos, mas que são apenas sites de golpe. Pode ser que a transação seja feita, mas a conta de destino não seja a do pagamento que você deseja realizar, ou até que não ocorra transferência alguma, mas seus dados bancários sejam roubados quando você os digitar.


Para conferir se um site é verídico, você pode verificar se o link do site é o mesmo da loja oficial, ou se ele apresenta o cadeado fechado indicando que é seguro. Sites com o cadeado aberto não são. Em última instância, se estiver em dúvida, é melhor não fazer o pagamento.


Pague apenas em aplicativos oficiais

A melhor forma de pagar contas pela internet com total segurança é usar um aplicativo oficial do banco. Toda instituição bancária que oferece transações digitais também deve oferecer um aplicativo desse tipo. Isso porque, além de ser garantido pela instituição financeira, também tende a trabalhar com várias medidas de segurança, como verificação do aparelho e autorização da senha com o gerente.


Mantenha seu antivírus atualizado

Por fim, mas não menos importante, um computador ou celular vulnerável sempre oferece riscos, mesmo que você use o aplicativo oficial. Um vírus pode capturar seus dados bancários lendo seu teclado ou sua tela, por exemplo. Sendo assim, se você quer segurança, invista em um bom antivírus e firewall em seus aparelhos.


Com essas dicas, você já pode pagar contas pela internet com mais segurança. Basta ficar atento aos links suspeitos e, se estiver em dúvida, ligar para seu banco e conferir os detalhes. Além disso, buscar um provedor de internet que também se preocupe com a segurança da sua rede faz toda a diferença.


Se estiver procurando um, entre em contato com a Amigo Internet e conheça melhor nossos planos!

bottom of page