top of page

Como funcionam os bancos digitais e quais seus benefícios?

No mundo atual, a internet é o principal meio de comunicação disponível. Desde que se tornou parte do dia a dia da maioria das pessoas, principalmente graças à navegação móvel, as empresas também se adaptaram a esse novo espaço, passando a oferecer mais benefícios e facilitar a recepção de clientes online.


Um exemplo dessa mudança de paradigma são os bancos digitais, que estão crescendo em número e alcance. Se você ainda não utiliza esse recurso, então é hora de conhecê-lo melhor.


Para ajudar você com isso, vamos explicar o que são os bancos digitais, falar sobre suas principais vantagens e também cuidados ao utilizá-los. Acompanhe!


O que são os bancos digitais?

Como o nome já deixa a entender, esses são bancos não têm uma sede física, existindo completamente como entidades virtuais. Todas as suas atividades, pagamentos e afins são realizados por meio da internet, quase sempre por intermédio de um aplicativo para celular. Um procedimento mais compatível com a forma como as pessoas buscam serviços hoje em dia.


Quais são as principais vantagens dos bancos digitais?

Há bons motivos para muitas pessoas estarem usando esses bancos em vez dos tradicionais no dia a dia. Alguns exemplos estão a seguir.


Praticidade de uso

Poder acessar e movimentar sua conta pelo celular é muito mais fácil e prático do que ter que sacar dinheiro. Mesmo que bancos tradicionais também usem esses aplicativos, eles geralmente não têm o mesmo nível de utilidade e eficiência, dependendo das agências para muitas ações.


Taxas reduzidas

A falta de uma agência física também é algo positivo em relação ao custo. Por não ter que manter uma localidade específica, os bancos digitais também não precisam arcar com seus custos. Como resultado, eles podem repassar tarifas menores aos seus clientes.


Menos burocracia

Esses bancos também são conhecidos por serem bem menos complicados que instituições financeiras tradicionais. A maioria dos problemas pode ser resolvida pelo aplicativo, além de não exigir tanta documentação para abrir uma conta.


Como são os cuidados ao usar bancos digitais?

Junto a esses benefícios dos bancos online também vêm alguns cuidados que precisam ser tomados para manter sua conta em segurança. Confira a seguir alguns dos principais.


Veja se o banco é legítimo

Muitos criminosos criam sites se passando por bancos, geralmente com ofertas muito melhores que as demais disponíveis no mercado. Eles exigem um depósito inicial e depois desaparecem com seu dinheiro. É sempre melhor pesquisar e confirmar se o banco é legítimo primeiro.


Acesse apenas em aparelhos seguros

Seu computador ou celular pode facilmente ser alvo de vírus ou monitoramento remoto se você não tomar as devidas precauções. Evite acessar sua conta em aparelhos de terceiros, para minimizar os riscos de invasão.


Não responda contatos fora do aplicativo do banco

Nenhuma instituição financeira faz cobranças ou pede atualizações via SMS ou redes sociais. Os bancos digitais, em particular, devem orientar a usar o aplicativo para solucionar esses problemas. Quaisquer outras mensagens muito provavelmente são tentativas de fraude.


Agora você conhece um pouco mais sobre os bancos digitais e suas vantagens. Basta pesquisar suas opções e você vai encontrar aquele que melhor atende às suas demandas.


E se quiser continuar recebendo todas as novidades, assine a nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão. Além disso, lembre-se de compartilhar esse artigo com seus amigos.


bottom of page