top of page

Pagamento pelos apps de bancos: é realmente seguro?

A transformação digital trouxe diversos benefícios para as nossas vidas. E um deles é a possibilidade de resolver muitas das questões do nosso dia a dia na palma de nossas mãos. Pelos nossos smartphones, podemos realizar compras de produtos, agendar viagens, conversar com amigos e, também, fazer qualquer pagamento pelos apps de bancos.


Mas muitas pessoas evitam fazer isso, pois acreditam que não é seguro. Será que isso é verdade? Afinal, o medo de fraudes e problemas é real, mas não é algo com o qual você deve se preocupar. Por isso, acompanhe este artigo e entenda! Boa leitura!


Pagamento pelos apps de bancos é seguro?

Essa é uma dúvida muito comum por parte das pessoas, já que muitas têm medo, justamente, de fraudes e problemas que podem ocorrer nesses processos. Mas, então, o pagamento pelos apps é seguro?


A resposta é sim! Cada vez mais as empresas responsáveis estão adotando medidas importantes para garantir que seus dados circulem de forma segura nos ambientes.


Por exemplo, o uso de criptografia nas aplicações faz com que não seja possível identificar os dados que circulam na comunicação entre o seu dispositivo e o banco — em caso de uma interceptação por hackers, por exemplo.


Além disso, passos como a verificação em duas etapas e os protocolos de segurança minimizam a ação fraudulenta e, assim, garantem maior proteção dos seus dados bancários, o que permite o uso com mais confiança e praticidade no seu dia a dia.


As atualizações constantes também têm o papel de minimizar brechas de vulnerabilidade. Os desenvolvedores analisam quais são os pontos nos quais há a possibilidade de que hackers atuem para quebrar a segurança e, após, resolvem, oferecendo maior proteção para a sua navegação.


Quais as vantagens em utilizar apps de bancos?

Utilizar o pagamento pelos apps de bancos pode, de fato, revolucionar a sua rotina e trazer uma série de benefícios para o seu dia a dia. Vamos conhecer os principais a seguir:


  • Maior agilidade para acertar as suas finanças;

  • Melhor controle sobre seus gastos;

  • Dados em suas mãos em tempo real, podendo verificar imediatamente se o pagamento foi realizado ou não;

  • Acesso fácil e descomplicado ao aplicativo;

  • Redução de custos, já que você não precisa se direcionar a um correspondente bancário, seu banco ou agência lotérica para resolver problemas;

  • Com o PIX, você pode agora pagar todas as suas contas em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem complicações.


Quais cuidados tomar ao utilizar apps de bancos?

Contudo, mesmo com toda a segurança que os apps de banco oferecem para a sua rotina, é fundamental que você esteja atento para evitar problemas que possam comprometer a integridade de seus dados e torná-lo alvo de fraudes. Algumas dicas para isso são:


  • Analise se o fornecedor do aplicativo é confiável;

  • Entre no seu aplicativo de banco apenas quando estiver em uma rede privada, evitando utilizar a rede pública — cibercriminosos podem verificar o acesso à rede e os dados que ali circulam nesses casos, o que é bom evitar;

  • Mantenha o aplicativo sempre na última versão, devidamente atualizado;

  • Não compartilhe seus dados e senhas com outros usuários;

  • Utilize uma senha exclusiva para seu internet banking.


O pagamento pelos apps de bancos é uma vantagem incrível para sua rotina. Por isso, você pode confiar na segurança dessa solução e adotar essa nova possibilidade em seu dia a dia.


Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude ainda mais pessoas interessadas no assunto!

bottom of page