top of page

Conheça 7 documentos digitais que já estão disponíveis para uso

A internet é um dos recursos de comunicação mais importantes hoje em dia. E a medida que ela se torna mais elaborada e mais segura, várias tarefas oficiais, como a emissão de documentos, também começam a serem feitas por meio dela. Graças a tecnologias como a assinatura digital e a criptografia, já existem vários documentos digitais que têm validade legal.


Por muito tempo, essa vantagem se estendia apenas a contratos emitidos por empresas e outras entidades, que permitiam o reconhecimento de uma assinatura digital. Porém, atualmente, há vários outros documentos de uso cotidiano que também podem ser bem úteis. Muito mais prático do que carregar vários papéis por aí.


Que tal conhecer os 7 principais documentos digitais que você pode começar a usar agora mesmo? Vamos lá!


1. Carteira de Trabalho e Previdência Social

Você pode baixar a Carteira de Trabalho Digital como um aplicativo, o que permite acompanhar com muito mais facilidade esse documento. Nele, você tem acesso a todos os seus contratos de trabalho, dados pessoais de previdência, entre outras coisas que fazem parte do seu documento. Muito útil ao fazer o planejamento financeiro ou conferir sua situação laboral.


2. Carteira Nacional de Habilitação

A CNH é um documento muito importante para qualquer cidadão que tem um carro ou que pretenda usar um. E, para facilitar o processo, ela já está incluída entre os documentos digitais disponíveis hoje. Aqueles que emitiram a CNH a partir de 2017 podem utilizar o QR code impresso no documento para encontrar a própria carteira no aplicativo. E aqueles que não o apresentam podem solicitá-lo no DETRAN durante a renovação.


3. Certificado de Pessoa Física

Outro documento de uso muito comum, o CPF é necessário para várias outras atividades, como abrir conta em bancos, inscrição em concursos e assinar serviços. Por meio do aplicativo da Receita Federal do Brasil, destinado a Pessoa Física, você pode emitir a 1ª via do CPF, conferir seu estado, fazer a regularização de CPF suspenso, entre outras coisas.


4. Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo

Outro documento bem importante para motoristas, o CRLV é necessário para comprovar que o veículo em questão está disponível para ser dirigido. Os Departamentos de Trânsito de vários estados do Brasil já aceitam a versão digital do documento, mas ainda não é algo universal.


5. Certificado Internacional de Vacinação

Para viagens internacionais, pode ser exigido um Certificado Internacional de Vacinação, para minimizar o risco de proliferação e transmissão de doenças. Atualmente, a Anvisa permite que todo o processo de emissão e apresentação seja realizado de forma virtual.


6. e-Identidade

Com esse aplicativo, sua Carteira de Identidade também pode ser emitida e apresentada por meio eletrônico. Ela tem a mesma validade que o documento impresso, ambos contendo as mesmas informações atualizadas.


7. e-Título

O título de eleitor também já está sendo migrado para o meio digital. Além de ter validade como documento, ele também tem as informações sobre sua zona eleitoral, além de emitir boletos para regularização em caso de ausência em alguma eleição.


Agora que você conhece alguns dos principais documentos digitais disponíveis e acessíveis pela internet, pode começar a usá-los no dia a dia. Ao longo do tempo, a tendência é que essa se torne a norma em todas as esferas.


Quer continuar se mantendo atualizado? Então, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram agora mesmo.


bottom of page