Entenda quais são as diferenças entre modem e roteador

Se tem algo que a quarentena ensinou para todos nós é que, atualmente, não vivemos sem internet. Você conseguiria lidar com esse momento sem poder assistir a filmes, maratonar suas séries preferidas e conversar com seus amigos a distância? Provavelmente não, não é mesmo?


Para dar conta de tudo isso, você tem que garantir a melhor conexão possível de internet. Então, é importante que você saiba de alguns temas fundamentais para escolher as melhores soluções para a sua casa e para evitar problemas.


Relaxe, não precisa ser nenhum especialista. Por isso, vamos explicar a diferença entre modem e roteador e auxiliar você a escolher o melhor aparelho para uma conexão de qualidade. Fique tranquilo, vai ser tudo bem didático! Boa leitura.


O que é modem?

O modem é o aparelho que torna possível a conexão de internet em sua casa, seja qual for a modalidade escolhida (ADSL, fibra óptica, cabo, rádio, entre outros). Sem ele não é possível receber o sinal enviado pelo servidor e conectar seus dispositivos.


Em outras palavras, ele digitaliza as informações que vêm da linha telefônica ou de outros modelos de conexão, fazendo com que seu computador possa processar o sinal recebido dessas outras fontes. Interessante, não é mesmo?


O que é roteador?

O roteador é um aparelho que faz a distribuição do sinal recebido pelo modem para um ou mais dispositivos (smartphone, tablet, Smart TV, videogame, entre outros). Essa conexão pode ser feita tanto via cabo de rede (no caso, o Ethernet) quanto pelo sinal Wi-Fi. Com isso, um maior número de aparelhos em sua casa pode acessar a rede ao mesmo tempo, graças ao roteador.


E você sabia que ainda pode conectar os aparelhos da sua casa por meio do roteador, sem precisar estar conectado à internet? Assim consegue transmitir dados entre eles. É também uma forma de conexão utilizada pelas empresas para formar redes internas.


Qual a diferença entre modem e roteador?

Sabemos que é uma questão bem sutil. Isso complica ainda mais se pensarmos que boa parte dos aparelhos vendidos atualmente é dois em um, ou seja, modem e roteador ao mesmo tempo.


Esse tipo de equipamento tanto recebe o sinal de internet quanto distribui conexão para todos os aparelhos da sua casa, principalmente pelas antenas de Wi-Fi. Interessante, não é?


Para que entenda, essencialmente, a diferença entre um e outro, é apenas mera questão técnica: o modem recebe o sinal da rede de internet para a sua residência, enquanto o roteador é responsável por distribuir o sinal para os dispositivos da sua casa.


É necessário ter computador em casa para usar Wi-Fi?

A resposta é: não. O seu roteador Wi-Fi consegue fazer a transmissão do sinal sem a necessidade de estar conectado a um computador para isso. E, se for preciso fazer qualquer tipo de configuração no roteador, não se desespere: o acesso pode ser feito por qualquer dispositivo: notebook, tablet, smartphone. Basta acessar um navegador.


Porém, é fundamental realizar essas alterações sempre que preciso. Quando for necessário qualquer tipo de configuração ou troca de senha, entre em contato com o seu provedor de internet. Isso porque o seu roteador já foi configurado por um técnico especializado para proporcionar o melhor funcionamento em sua casa, ok?


Viu qual é a diferença entre modem e roteador? Que bom! O cliente Amigo já recebe o modem e o roteador, ambos de qualidade e compatível com a velocidade do plano contratado, devidamente instalados e configurados.


Gostou? Aproveite para seguir nosso perfil no Facebook e Instagram e acompanhe nossos conteúdos!