top of page

Quais cuidados ter ao fazer pagamento pelos apps de bancos?

Muitas pessoas ainda têm receio de realizar pagamentos pelos apps de bancos, com medo de que isso possa gerar problemas futuros para suas contas, por causa de fraudes e questões diversas. Nesse sentido, é fundamental que você tire suas dúvidas e saiba que, na verdade, não precisa se preocupar: é seguro sim realizar esse procedimento pelo seu smartphone.


Contudo, de modo a evitar problemas e sustos posteriores, é indispensável que você tome algumas medidas de segurança para pagar suas contas pela internet. Quer saber mais? Vamos mostrar algumas dicas importantes a seguir. Boa leitura!


Sempre atualize seu smartphone

Um dos primeiros pontos para manter a segurança ao realizar pagamentos por apps de banco é ter o seu smartphone atualizado. Isso porque muitas das fraudes que ocorrem são decorrentes de hackers que acionam brechas de vulnerabilidade encontradas no sistema operacional do aparelho para conseguirem obter suas informações bancárias.


Assim, o problema não está com o aplicativo bancário, mas com falhas que estão no seu aparelho. Visando a minimizar isso, as empresas responsáveis pelos sistemas operacionais estão sempre lançando atualizações, identificando problemas e resolvendo-os. Isso contribui para evitar que os cibercriminosos utilizem essas brechas para acessar seu dispositivo. Então, não deixe de manter seu smartphone sempre atualizado.


As atualizações também precisam ser feitas no próprio aplicativo. Os desenvolvedores fazem o mesmo trabalho, identificando vulnerabilidades e minimizando-as ao longo do tempo. Logo, habilite as atualizações automáticas para facilitar o processo.


Evite realizar transações por Wi-Fi pública

As redes Wi-Fi públicas são muito úteis para quem precisa de conexão imediata, pois, com elas, conseguem acessar a rede a partir de qualquer lugar, sem precisar de uma senha. Contudo, são redes com uma fragilidade de segurança altíssima!


Em uma Wi-Fi pública, os dados que ali circulam podem ser visualizados por qualquer pessoa que faça uma interceptação durante a transmissão. Com isso, esse indivíduo pode ter acesso aos dados que estão sendo transmitidos. Portanto, é fundamental que você não realize transações bancárias quando estiver nesse tipo de conexão. Ou seja, se precisar pagar algo, espere estar em um lugar com conexão segura. É melhor do que arriscar!


Verifique o desenvolvedor do aplicativo

Os apps de bancos são seguros desde que você esteja instalando a versão oficial deles. Muitos cibercriminosos criam aplicativos paralelos — idênticos aos originais —, a fim de que pessoas desatentas instalem eles, para, com isso, conseguirem ter acesso aos seus dados bancários.


Por isso, veja se quem criou a aplicação é, de fato, a instituição financeira com a qual você está contando. Além disso, desconfie de grafias diferentes, com alguns termos errados ou que não tenham selo de verificação.


Ao entrar no seu serviço de aquisição de aplicativo, verifique o nome do fornecedor (ele estará logo abaixo do nome do app). Veja se ele possui um selo fornecido pela empresa. Se sim, sinal de que a loja identificou aquele fornecedor como oficial e, assim, ele é confiável.


Habilite um antivírus para seu smartphone

Outro ponto importante é lembrar que, tal como seu computador, seu smartphone também merece cuidados com segurança. Nesse sentido, o antivírus tem o papel crucial de filtrar a ação de malwares (softwares maliciosos) que podem ser instalados em seu dispositivo justamente para obter seus dados bancários.


Utilizar os pagamentos pelos apps de bancos traz uma série de vantagens para sua vida pessoal, tais como:


  • Conveniência;

  • Otimização do tempo;

  • Minimização da necessidade de deslocamento, entre outros.


Gostou dessas dicas? Quer mais informações interessantes sobre tecnologia e praticidade? Então nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e confira mais informações imperdíveis para sua rotina!


bottom of page