Chegamos ao mês que também dá o nome a uma importante campanha: o Setembro Amarelo. Essa iniciativa internacional tem o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito da importância dos cuidados com a saúde mental, a fim de preservar a vida, reduzindo o número de suicídios por ano.
Essa campanha ganhou atenção em 2013, quando o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, colocou de forma permanente no calendário nacional. De lá pra cá, a iniciativa reuniu incentivos de diversas instituições não só da ABP mas também do Conselho Federal de Medicina – CFM.
A escolha do amarelo para representar a campanha remete à ideia de atenção e cuidado, uma vez que se trata de uma cor de alerta, usada até mesmo nas sinalizações de trânsito, por exemplo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Já aqui no Brasil, os casos chegam a 14 mil por ano.
Em 2023 o Setembro Amarelo tem como tema: Se precisar, peça ajuda. Esse lema reforça que não importa a dificuldade e os problemas da vida, não precisamos enfrentá-los sozinhos. Evidencia também a importância de compartilhar o que sentimos com as pessoas que confiamos, sejam eles familiares, amigos ou profissionais especializados em cuidados com a saúde mental.
Na maioria das vezes, quem pensa em cometer algum tipo de violência contra si mesmo apresenta uma mudança de comportamento. É essencial que as pessoas próximas observem essas alterações e saibam identificar quando algo está diferente do normal.
A prevenção do suicídio envolve a identificação dos sinais. Isolamento social, atitudes irresponsáveis (que colocam a vida em risco), falas incomuns, consideradas até mesmo mórbidas, histórico problemas de saúde mental são pontos de atenção para quem convive com essas pessoas.
Também é preciso ter em mente que apesar desse assunto ainda ser considerado um tabu, ele não deve ser. Aprender, discutir e estar sempre informado sobre os cuidados psicológicos é indispensável para promover ambientes em que as pessoas se sintam à vontade para conversar sobre seus sentimentos a ajuda quando necessário.
Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais relevantes da atualidade. E se quiser conhecer todos os serviços que a Amigo Internet oferece é só clicar aqui.
Amigo - Viva conexões reais!
Comments