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Saiba como identificar uma tentativa de golpe online

Quando você vê uma notícia de golpe ou fica sabendo de alguém que caiu em uma fraude, o que passa pela sua cabeça? Indignação, raiva ou descrença? A verdade é que esse tipo de situação acontece todos os dias e ninguém está totalmente seguro.


Passamos muito tempo online e somos bombardeados por muitas informações ao mesmo tempo. Por esse motivo, separamos algumas dicas de segurança que vão te ajudar a diminuir as chances de se tornar uma nova vítima.


Primeiro de tudo

Analise com atenção as mensagens que você recebe. Existe um tipo de golpe chamado phishing, que tem o objetivo de roubar as informações e dados pessoais com armadilhas escondidas em SMS, e-mails e páginas na internet. Muitas pessoas caem nesse tipo de golpe, pois os criminosos fingem ser empresas confiáveis e amigos próximos.

Como identificar uma tentativa de phishing?

Infelizmente ficar alerta não significa que nunca vamos passar por uma situação desse tipo, ainda que a gente torça para que isso não aconteça. Então, vamos te ajudar a identificar os sinais vermelhos, para que você elimine de vez qualquer chance de golpe e fique tranquilo quando algo suspeito aparecer.


Remetentes desconhecidos

Normalmente só compartilhamos nosso e-mail com pessoas próximas, com colegas de trabalho (na maioria das vezes temos um e-mail corporativo separado) e com lojas online confiáveis, quando fazemos o cadastro no momento de uma compra. Sendo assim, conhecemos a maioria dos remetentes na nossa caixa de entrada.


Claro que não é incomum receber e-mail de um novo remetente, muitas empresas compartilham com parceiros (obviamente que apenas quando autorizamos) e isso pode justificar algumas das mensagens que recebemos, mesmo sem ter feito o cadastro naquela instituição específica.


Mas de modo geral, se você receber um e-mail de alguém que não conhece, ou de uma empresa que nunca ouviu falar, desconfie. Leia o conteúdo atentamente, não responda, confira o domínio, faça pesquisa a respeito da idoneidade e jamais clique nos links. Isso também vale para SMS e mensagens pelo WhatsApp.


Erros ortográficos aparentes (ou nem tão aparentes…)

Todo mundo já escreveu algo errado, mas normalmente as empresas têm maneiras eficientes de evitar esse tipo de situação. Não é comum receber um e-mail corporativo com erros ortográficos e quando isso acontece, logo recebemos uma “errata” corrigindo o erro inicial.


Sendo assim, os textos com a gramática ruim, confusos de entender e com muitas palavras erradas são um sinal sinal vermelho. Fique sempre atento a isso.


Chamadas e títulos muito urgentes

Outra coisa que engana facilmente as pessoas. Você já deve ter se deparado com uma chamada urgente e desesperada, pedindo para entrar em contato pelo link, passar dados pessoais por algum motivo muito específico e totalmente inesperado.


Quando isso acontecer, não se desespere. Os criminosos usam chamadas assim para gerar pânico e desestabilizar as vítimas, fazendo com que elas não pensem com clareza. Dessa forma, conseguem extorquir, principalmente os idosos.


É cliente Amigo?

Se você receber um e-mail ou mensagem, solicitando seu CPF para pagar um boleto em aberto, fique atento. Não compartilhe o seu documento, verifique o cedente da fatura e não faça nenhuma transação via pix. A Amigo recomenda fortemente que os pagamentos sejam feitos sempre pelo App (disponível para Android e iOS) ou pelo Portal do Cliente, localizado no cabeçalho do nosso site.


Caso tenha uma fatura em aberto quando receber a cobrança suspeita, opte sempre por verificar nos canais oficiais.


Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais relevantes da atualidade. E se quiser conhecer todos os serviços que a Amigo Internet oferece é só clicar aqui.


Amigo - Viva conexões reais!


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