top of page

Janeiro Branco: a importância do cuidado com a saúde mental

No início de cada ano, refletimos sobre os meses que passaram e fazemos metas para os que estão por vir,  mas quantos desses planos estão relacionados ao nosso bem-estar psicológico? Estamos em 2024 e infelizmente existem situações onde falar sobre saúde mental ainda é visto como um tabu, mas queremos desmentir isso com base em uma campanha muito especial: Janeiro Branco.


Janeiro Branco é um lembrete de que cuidar da mente é fundamental para uma vida plena. Todos nós temos responsabilidades e enfrentamos desafios, e em meio às pressões diárias, é fácil deixar algumas coisas passarem despercebidas. É nesse ponto que a campanha se destaca, colocando em foco a importância da saúde mental.


É um movimento promovido pelo Instituto Janeiro Branco, uma organização sem fins lucrativos, que busca conscientizar a sociedade, incentivando as pessoas a olharem para si mesmas, para perceber o que estão sentindo e pensando. Em um mundo onde muitos estigmas ainda cercam a sociedade, essa iniciativa busca quebrar barreiras e promover a compreensão de que a saúde mental é tão vital quanto a saúde física.


O estresse, a ansiedade e a depressão podem impactar todos os aspectos da existência de uma pessoa, prejudicando seus relacionamentos, o desempenho no trabalho e a qualidade de vida em geral. Pensando nisso, buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e autoconsciência. 


Durante o Janeiro Branco, é essencial destacar que a assistência psicológica está ao alcance de todos. Psicólogos, psiquiatras e terapeutas são profissionais treinados para oferecer suporte. Além disso, existem linhas e grupos de apoio, presenciais e online, que proporcionam conforto a todos os que precisam de auxílio.


Vale ressaltar que todos nós podemos desenvolver atitudes que aliviam a pressão do dia a dia e algumas ações são mais simples do que se imagina: estabeleça limites entre a rotina profissional e pessoal, tente ter a quantidade adequada de sono por noite, se possível pratique alguma atividade física, tenha um tempo de qualidade com a família e amigos, e busque sempre o autoconhecimento. 


Ao reconhecer e abordar as necessidades da mente, construímos um alicerce sólido para uma vida plena e significativa. Esteja aberto ao diálogo, pratique a empatia consigo mesmo e com os outros, pois, afinal, cuidar da saúde mental é um investimento valioso no nosso bem-estar a longo prazo. A Amigo está aqui para te lembrar que você é a sua conexão mais importante. 


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page