top of page

5 dicas para ter um estilo de vida mais sustentável em 2024


Estamos nos aproximando de 2024 e como em todo ciclo que se inicia, refletimos sobre as atitudes e posicionamentos que vamos adotar para tornar a vida melhor. Pequenas mudanças em nossos hábitos podem gerar um impacto significativo e contribuir para a construção de um futuro mais equilibrado e sustentável. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar. 


Menos plástico, por favor!

Ainda há uma quantidade significativa (grande…) de plástico prejudicando o meio ambiente. Em 2024 podemos ser mais sustentáveis reduzindo e substituindo as sacolas plásticas, garrafas descartáveis e optando por embalagens produzidas com materiais mais amigáveis ao planeta, como o vidro, por exemplo.


É importante ressaltar que nossas escolhas fazem a diferença e se mais pessoas tomarem a iniciativa, podemos contribuir para a diminuição da quantidade de plástico no meio ambiente. 


Eu preciso mesmo disso?

Você sabia que a indústria têxtil é uma das que mais poluem o planeta? Para confeccionar tecidos é necessário uma enorme quantidade de água, que acaba sendo contaminada por diversos produtos utilizados durante a produção. Além disso, cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados incorretamente na natureza nos últimos anos. 


Por isso, fazer escolhas conscientes durante as compras é uma maneira de contribuir para um estilo de vida mais sustentável. Optar por produtos duráveis e de qualidade reduz o desperdício e também diminui a frequência de substituições, promovendo um consumo mais consciente e responsável.


Economizar energia é sempre bom

Ações simples para economizar energia também são sempre bem vindas. Além de desligar aparelhos quando não estão em uso e utilizar lâmpadas de baixo consumo, você pode explorar alternativas de fontes de energia mais limpas e renováveis. Estar consciente do consumo não só reduz as contas no final do mês, mas também diminui a pressão sobre os recursos naturais.


Que tal uma carona?

Refletir sobre como nos locomovemos também é uma boa sugestão para o ano que vem. Além de opções conhecidas, como automóveis e bikes elétricas, e o transporte público, é interessante explorar novas alternativas, como o compartilhamento de carros e bicicletas. 


Se você tem um amigo que vai para o mesmo destino, que tal combinarem de ir juntos, fazendo um revezamento durante a semana? Escolhas como essa não apenas reduzem as emissões de carbono, mas também promovem um uso mais eficiente dos transportes nas grandes capitais.


Reaproveitar e reciclar

Por último, mas não menos importante, a prática do reaproveitamento e da reciclagem é fundamental para reduzir o volume de resíduos que vão parar em aterros sanitários. 


Separar os materiais recicláveis, fazer composta de resíduos orgânicos e buscar alternativas para reutilizar objetos ao invés de descartá-los são passos importantes em direção a um estilo de vida melhor.


Gostou das dicas da Amigo para ser mais sustentável? Continue acompanhando o blog para mais conteúdos como esse em 2024. E se quiser conhecer os planos de internet que oferecemos, clique aqui!


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page