top of page

Novembro Azul: conscientização sobre a saúde do homem

Novembro Azul é uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde masculina. Esse movimento teve início na Austrália em 2003, onde foi estabelecido que em 17/11 seria comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, e no Brasil, foi incentivado pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida.


O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens, mas quando detectado em estágios iniciais, as chances de um tratamento bem-sucedido aumentam significativamente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025 no Brasil.


Embora possam parecer desconfortáveis, o exame de toque retal e de PSA (Antígeno Prostático Específico), são fundamentais para a detecção precoce, garantindo uma vida longa e saudável. Alguns sintomas que merecem atenção incluem dificuldade e dor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, além de desconforto na região pélvica.


É importante destacar que esses sinais podem variar de pessoa para pessoa, e a consulta com um médico especialista é essencial para um diagnóstico preciso. Homens a partir dos 50 anos, ou mais cedo, se houver histórico familiar, devem incluir esses exames em suas rotinas de saúde.


Além do alerta sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul também destaca a importância do cuidado com a saúde mental. A sociedade muitas vezes impõe expectativas rígidas sobre o que significa ser "homem", o que pode levar a uma relutância em buscar ajuda em momentos de dificuldade.


A campanha incentiva os homens a quebrarem o silêncio, procurando apoio quando necessário e promovendo um ambiente onde o cuidado mental também seja uma prioridade. Empresas, escolas e comunidades se unem para espalhar informações sobre hábitos saudáveis, incentivando a prática regular de atividades físicas e uma dieta equilibrada.


Mesmo que o mês esteja acabando, os cuidados devem permanecer ao longo de todo ano, e não apenas nessa época específica. A prevenção é a chave para uma vida feliz e neste Novembro Azul a Amigo está aqui para te lembrar que você é a sua conexão mais importante. Fique atento a sua saúde, vá ao médico e se cuide.


Amigo - Viva conexões reais!


Comentários


bottom of page