top of page

Dezembro Laranja: campanha de combate ao câncer de pele

O Dezembro Laranja é uma campanha dedicada a chamar a atenção para uma questão que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo: o câncer de pele. Essa iniciativa foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), como uma maneira de conscientizar a sociedade e mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.


A campanha foi lançada oficialmente em 2014 e  dezembro foi definido como o mês onde as discussões a respeito do câncer de pele seriam mais reforçadas, além de ser um período estratégico, pois marca o início do verão no hemisfério sul. É justamente nessa época do ano que as altas temperaturas levam as pessoas a desfrutarem mais do sol, o que demonstra a necessidade de alertar sobre os perigos da exposição inadequada aos raios ultravioleta.


O câncer de pele, em suas diversas manifestações, é uma condição que merece atenção. Seus sintomas podem variar, mas incluem alterações na pele, como o surgimento de manchas, feridas que não cicatrizam e mudanças na cor ou textura da pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do triênio, sejam diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos.


As causas do câncer de pele estão ligadas à exposição excessiva aos raios UV, seja por longos períodos ao sol ou a exposição a câmaras de bronzeamento artificial, por exemplo. É fundamental entender que essa doença não escolhe idade, gênero ou etnia, podendo afetar qualquer pessoa, sendo assim, se  proteger é essencial e indispensável para prevenir a doença. 


E para garantir uma proteção mais eficaz é muito simples! A utilização regular de protetor solar é a dica principal e não pode ser deixada de lado. Ao sair de casa se lembre de aplicar uma quantidade generosa do produto, no rosto, braços, mãos e em todas as regiões do corpo que podem ficar expostas ao sol. O hábito de vestir roupas leves, bonés e chapéus e a busca por sombras nos momentos mais críticos do dia também fazem toda a diferença.


Quando descoberto precocemente, o câncer de pele tem altas taxas de cura. Por isso, a realização de exames regulares, aliada à observação de possíveis alterações na pele, é uma prática que pode salvar vidas. O tratamento varia conforme o estágio da doença, indo desde procedimentos cirúrgicos até terapias mais avançadas.


Dezembro Laranja não é apenas uma campanha, mas um convite à reflexão sobre nossos hábitos e cuidados com a pele, o maior órgão do nosso corpo.  É um alerta para a necessidade de adotarmos práticas saudáveis, valorizando a saúde e o nosso bem-estar. A Amigo está aqui para te lembrar que você é a sua conexão mais importante. Fique atento a sua saúde, vá ao médico e se cuide.


Amigo  - Viva conexões reais! 


bottom of page