top of page

De onde vem o Halloween? Tradições e costumes que conquistaram o mundo




O Halloween ou Dia das Bruxas, como também é conhecido, é aquele período do ano que mistura um toque de terror com muita diversão. Mas será que você conhece mesmo as origens dessa celebração tão popular? Hoje vamos revelar algumas curiosidades que vão além das fantasias e das decorações assustadoras que as pessoas fazem em suas casas.


Origem do Halloween

Ao contrário do que muitos pensam, o Halloween não começou nos Estados Unidos, embora seja uma festa tradicional por lá. Segundo historiadores, o Dia das Bruxas surgiu na Irlanda, lá pelo século XV, como parte de um antigo festival celta chamado Samhain. Esse evento marcava o ano novo celta, celebrava o fim do verão e as colheitas feitas ao longo do ano.


Por ser uma festividade pagã muito popular em várias regiões, a Igreja Católica resolveu mudar o Dia de Todos os Santos, que antes era celebrado em 13 de maio, para 1º de novembro, mesma data do Samhain, criando uma fusão entre as duas comemorações. Mas você deve estar se perguntando: como isso tudo se transformou no Halloween que conhecemos hoje, celebrado em outubro? Vamos lá!


Por que em outubro?

Tanto os pagãos quanto os cristãos acreditavam que no dia 31 de outubro o mundo físico se conectava ao espiritual, e que os espíritos poderiam vagar pela terra para fazer algumas maldades. Para afastar essas presenças indesejadas, alguns rituais foram surgindo.


Um dos mais populares era esculpir rostos assustadores em legumes. Isso mesmo! Foi assim que nasceu a tradição de entalhar abóboras. Eles também acendiam grandes fogueiras para guiar as almas de volta ao seu lugar e até faziam alguns pedidos aos espíritos para garantir a paz.


Já a brincadeira dos “doces ou travessuras” também começou lá atrás, como um ritual de proteção. Na época, as pessoas iam de casa em casa pedindo um “bolo de alma” (um tipo de pão com groselha). Para cada bolo que recebiam, faziam uma oração por algum ente querido falecido daquela família, ajudando-o a encontrar a paz.


A popularização do Halloween

A palavra Halloween é uma abreviação de All Hallows Eve, que significa “Véspera de Todos os Santos”. E agora que você já sabe de onde vem o Halloween e os costumes originais, vamos entender como essa festa se tornou o que é hoje.


Quando pensamos no Dia das Bruxas, automaticamente imaginamos as festas, filmes e decorações comuns nos Estados Unidos. Mas foi só no século XIX, com a imigração irlandesa para a América durante a Grande Fome, que a comemoração chegou por lá. Esses imigrantes trouxeram suas tradições e, com o tempo, o Halloween se transformou em uma data culturalmente marcante nos EUA.


Foi a partir daí que o Halloween se popularizou pelo mundo, incluindo o Brasil. Aqueles antigos rituais para afastar espíritos viraram brincadeiras divertidas, e a tradição de pedir “bolo de alma” foi trocada pelos doces que as crianças arrecadam nas vizinhanças. Assim, o 31 de outubro se tornou um dia onde todos podem se divertir com o lado sombrio, mas de um jeito leve e alegre.


Gostou de saber mais sobre o Halloween? Então continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais curiosidades! E, se quiser uma programação assustadoramente divertida para o Dia das Bruxas, conheça os planos da Amigo e descubra como ter o Paramount+ incluso.


Amigo – Viva conexões reais!


Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page