top of page

Conheça algumas curiosidades tecnológicas interessantes

A história da tecnologia é repleta de momentos interessantes e revolucionários, que moldaram o mundo em que vivemos hoje. Pensando nisso, vamos contar aqui nesse conteúdo, algumas curiosidades que nos fazem apreciar ainda mais a evolução tecnológica ao longo do tempo.

De olho na caixa de entrada

Em 1971, Ray Tomlinson, um programador da ARPANET (a precursora da Internet), tinha um dilema: ele precisava se comunicar com seus colegas de trabalho de forma mais dinâmica e ágil. Com base nessa necessidade, ele criou um sistema para envio de mensagens, que depois ficaram conhecidas como os primeiros e-mails trocados na história.


Você falou em disquetes?

Antes dos CDs e pen drives que alguns de nós conhecemos e até utilizamos, existiam os disquetes. No entanto, os primeiros dispositivos desse tipo tinham 8 polegadas de diâmetro, o que parece exagerado em comparação com os disquetes de 3,5 polegadas que se tornaram populares nos anos 80 e 90. Parece até coisa de realidade paralela!


A origem do Bluetooth

O nome da tecnologia Bluetooth foi inspirado no rei dinamarquês do século X, Harald Blåtand, que era chamado de Harald "Bluetooth" Gormsson pelos ingleses. Ele ficou conhecido por unir tribos escandinavas e a tecnologia Bluetooth foi projetada para unir dispositivos de diferentes fabricantes.


Dito isso, conseguimos entender de onde foi tirada a ideia que serviu de base para a criação desse padrão tecnológico tão conhecido atualmente.


De olho no cafézinho

Você acredita que a preguiça pode ter favorecido a criação da webcam? É o que dizem por aí. Brincadeiras à parte, o primeiro dispositivo desse tipo foi criado no laboratório da Universidade de Cambridge, e era usado para que os cientistas pudessem verificar se a cafeteira da universidade estava muito movimentada, sem que eles precisassem sair de suas mesas.


Ctrl e Alt

As teclas Ctrl e Alt em seu teclado têm origem na linguagem da programação. Ctrl representa "Control," e Alt representa Alternate. Elas se tornaram essenciais para comandos de atalho em sistemas operacionais e atualmente as usamos tanto que nem percebemos.


O primeiro celular

Esse aqui a gente já te contou em um conteúdo passado, mas é sempre bom relembrar. O primeiro celular comercialmente disponível, o Motorola DynaTAC 8000X, foi lançado em 1983, tinha um preço inicial de US$ 3.995 e era chamado de "tijolo" por ser muito pesado e grande. A bateria dele durava apenas 20 minutos, acredita?


A máquina enigma

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas usaram o que chamavam de máquina enigma para criptografar mensagens. Alan Turing, um pioneiro da computação, ajudou a decifrá-las, o que desempenhou um papel crucial na vitória contra os alemães.


O peso de um morango

Embora isso possa parecer absurdo, a internet pesa cerca de 50 gramas, o equivalente a um morango. É isso mesmo que você leu, a fruta. Segundo o pesquisador Russell Seitz, a explicação está na energia necessária para armazenar e transmitir dados, os elétrons têm um peso próximo de zero.


E aí, gostou de conhecer algumas curiosidades tecnológicas? No nosso blog você fica por dentro dos assuntos mais interessantes. Se quiser conhecer os serviços que a Amigo oferece, clique aqui.


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page