top of page

Descubra o que é assistente virtual e como usar no celular

O assistente virtual inteligente é uma das tendências nos tempos atuais e tem sido cada vez mais utilizado. Ele já está presente, por exemplo, em seu smartphone, mas você provavelmente pouco o utiliza.


Com a popularização dos aparelhos de assistência virtual e a adoção da Internet das Coisas, eles se tornaram mais populares. Por meio de um, você pode, por exemplo, pedir para abrir o portão da garagem, fazer uma pesquisa no buscador, entre uma série de outras tarefas relevantes.


Mas você sabe o que é um assistente virtual? Ainda não o utiliza no seu dia a dia? Entenda mais sobre o tema e tire suas dúvidas a seguir!


O que é o assistente virtual?

É um programa que permite auxiliar as suas rotinas, atuando como um verdadeiro assistente no seu dia a dia. Ele é criado com tecnologia de inteligência artificial e possibilita identificar o comando de voz dado por você e realizar uma ação.


Por exemplo, se o seu assistente virtual estiver conectado com o sistema de iluminação da sua residência (algo que será comum com a adoção das casas inteligentes), é possível solicitar por voz que as luzes acendam ou apaguem ou ainda que a intensidade seja atenuada, entre outros. Interessante, não é mesmo?


Como acionar o assistente virtual?

Os assistentes virtuais trabalham principalmente com duas tecnologias: inteligência artificial (machine learning) e reconhecimento de voz. Quando você aciona um determinado comando (por exemplo, o “Ok, Google” no Android), o dispositivo é acionado e aguarda os próximos passos.


Assim, você pode fazer uma pergunta, realizar um pedido, entre uma série de outras solicitações relevantes que podem auxiliar no seu dia a dia. Por isso, é importante avaliar qual é o comando utilizado pelo seu assistente de preferência.


Quais as vantagens em utilizar o assistente virtual?

Se você ainda não utiliza o assistente virtual em sua rotina é bastante interessante começar a mudar de ideia. A seguir, vamos mostrar os principais benefícios da sua adoção:


  • Tornar suas rotinas mais eficientes;

  • Não esquecer compromissos;

  • Enviar mensagens de texto e conferir e-mails em momentos nos quais você não pode pegar no aparelho (por exemplo, no trânsito);

  • Ouvir notícias e conteúdos importantes, entre outros.


Quais as melhores dicas de como utilizar o assistente virtual do celular?

Você acha que o assistente virtual não tem função para sua vida? Vamos mostrar algumas dicas importantes de como é possível utilizá-lo em seu dia a dia. Confira!


Tire dúvidas

Sabe quando está em uma roda de amigos e vocês querem saber a resposta sobre uma pergunta? Acione o assistente virtual e faça o questionamento. Em segundos, você terá a resposta diretamente em sua tela.


Marque compromissos

Isso é importante principalmente para quem tem agendas conturbadas. Acione o assistente virtual para incluir na agenda, de forma rápida, sem perder o compromisso e esquecer de agendá-lo depois.


Confira as últimas notícias

Solicite ao assistente para acompanhar quais são as principais notícias do momento que estão circulando nos principais sites.


Escolha músicas

Está ouvindo um som longe do seu dispositivo e quer trocar de faixa? Basta acioná-lo por meio do comando de voz e pedir para passar para a próxima música.


Essas são apenas algumas formas de utilizar os assistentes virtuais em seu dia a dia. Mas as possibilidades são infinitas! Ao começar a utilizá-los, você se acostuma e começa a descobrir novas alternativas no seu cotidiano.


Por fim, vale lembrar que os principais assistentes virtuais existentes hoje são:


  • Siri (utilizado nos smartphones e dispositivos Apple);

  • Cortana (utilizado nos dispositivos com sistema operacional Windows);

  • Alexa (utilizado nos dispositivos produzidos pela Amazon).


O assistente virtual é uma tendência cada vez mais forte na sociedade. Por isso, é pertinente que você esteja atento às possibilidades que ele oferece para sua rotina e não deixe de aproveitá-las em seu dia a dia.


A fim de aproveitar ao máximo as potencialidades dessa tecnologia é indispensável ter uma boa conexão de internet em sua residência ou na sua empresa. Então, conte com os nossos planos! Entre em contato e saiba mais.


bottom of page