top of page

Vovó offline: conheça a senhora que derrubou a internet de dois países


Imagine a cena: Uma senhora de 75 anos, em um vilarejo da Geórgia, decide vasculhar os arredores em busca de sucata para revender. De repente, ela encontra um cabo enterrado e sem saber do que se tratava, ela o corta com um sorriso no rosto, imaginando o valor que o “cobre” poderia render. O que ela não imaginava era que aquele era um cabo de fibra óptica essencial para a conexão de internet do seu país e também da Armênia.


Em um piscar de olhos, regiões da Geórgia, país localizado no extremo leste da Europa e grande parte da Armênia mergulharam em um apagão digital que durou cerca de 12 horas. Milhares de pessoas se viram sem acesso à internet, sem poder trabalhar, estudar, se comunicar ou se divertir. Inclusive muitas empresas foram prejudicadas pela paralisação de suas atividades. 


Após horas de investigação, a polícia finalmente encontrou a responsável: a vovó da pá. Ela confessou o crime, sem imaginar a magnitude de seu feito. A internet, que hoje em dia é tão essencial quanto a eletricidade, tinha sido derrubada por um golpe acidental. 


Esse caso aconteceu em meados de 2011 se espalhou pelo mundo, virando meme, notícia e motivo de reflexão. Como algo tão crucial para a vida moderna pode ser tão frágil? Como um único cabo, enterrado em um vilarejo distante, pode ter um impacto tão grande?


O incidente serve como um lembrete da importância da infraestrutura digital, muitas vezes invisível aos nossos olhos, mas que sustenta nosso mundo conectado. É também uma reflexão de como um ato simples, com a melhor das intenções, pode ter consequências inesperadas.


A senhora, que não teve seu nome divulgado, para preservar sua identidade, certamente não imaginava a repercussão de seu feito. Ela sem querer acabou se tornando um símbolo da fragilidade da infraestrutura de conexão em seu país uma situação que gerou problemas, mas que olhando anos depois se tornou até cômica. 


Gostou desse conteúdo? Para saber mais histórias curiosas envolvendo a internet e tecnologia, continue acompanhando nosso blog. E se estiver em busca de diversão e entretenimento de qualidade, conheça os serviços da Amigo.


Amigo - Viva conexões reais!


Comments


bottom of page