top of page

Como funciona o TikTok? Veja como usar essa rede social

Com certeza você já viu alguns vídeos curtos e engraçados, de 15 segundos, com dublagens, edições rápidas e alguns textos, não é mesmo? Eles provavelmente vieram de uma das maiores febres dos últimos anos: o TikTok.


A rede social chinesa ganhou o coração de todo o mundo, e, no Brasil (o país apaixonado por redes sociais) não seria diferente, certo? É bastante provável que seus amigos, colegas e até mesmo familiares já estejam por lá.


Quer saber mais sobre? Continue a leitura, pois vamos mostrar como funciona o TikTok e tirar suas principais dúvidas sobre o tema.


O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social chinesa criada para compartilhamento de vídeos curtos de até 15 segundos. Após várias mudanças, hoje é possível postar vídeos de até 3 minutos. A plataforma oferece diversos filtros, músicas, animações, efeitos, entre outros, para permitir que você possa criar conteúdos autênticos, divertidos e únicos com seus amigos.


Isso conquistou tanto o público, que outras plataformas estão buscando implementar as mesmas ferramentas para "combater" o sucesso do TikTok. É o caso, por exemplo, do Reels no Instagram.


Você também pode acompanhar as gravações da sua rede, curtindo, compartilhando e seguindo os perfis que admira.


Ele surgiu como uma evolução do Musical.ly, uma rede na qual os usuários criavam vídeos de lipsync (em que fingiam dublar artistas famosos). Assim, quem já tinha um cadastro nesses lugares teve o seu perfil migrado diretamente para o TikTok.


Hoje é uma das maiores redes sociais em número de usuários ativos (mais de 730 milhões de usuários ativos mensais, sendo a quarta mais popular do mundo). Muitas vezes, os usuários que se encontram lá não postam vídeos, mas estão para assisti-los. Além disso, é de lá que sai boa parte dos memes atuais.


Como você pode usar o TikTok?

Mas quais são as possibilidades que o TikTok oferece para que você possa aproveitar e se divertir, seja produzindo conteúdo, seja acompanhando o que seus amigos produzem? Algumas interessantes são:


  • participar dos desafios criados na plataforma;

  • usar um clipe de música para gravar um vídeo;

  • contar algo pessoal por meio de vídeos;

  • criar lipsyncs e dublagens;

  • criar slideshows;

  • gerar vídeos com efeitos visuais;

  • criar mensagens que podem ser viralizadas em outras redes;

  • criar duetos entre pessoas;

  • utilizar para marketing pessoal e de empresas, principalmente as que vendem online.


As opções são diversas! O importante é você soltar a imaginação e curtir com sua rede de amigos e colegas.


Como compartilhar os conteúdos criados no TikTok em outras redes sociais?

Você já deve ter visto os vídeos do TikTok rolando em outras redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros, não é mesmo? Isso acontece porque a plataforma permite compartilhar os vídeos em outras redes sociais.


Assim, você pode viralizar os vídeos criados neste lugar, fazendo com que ele alcance mais pessoas ou, se gostou muito de um conteúdo presente no TikTok, também pode levá-lo para seus amigos.


Essa é uma rede social que veio para ficar! Por isso, mesmo que você não tenha interesse em criar conteúdo, aproveite, faça sua conta e fique por dentro do que está em alta na internet, descobrindo como funciona o TikTok na prática.


Além disso, se você quer se tornar um influencer de sucesso nesse espaço, outra oportunidade interessante é criar suas próprias lives. Já pensou nisso? Aproveite que está por aqui e tire suas dúvidas sobre o tema vendo como fazer uma live de sucesso.

bottom of page