top of page

Realidade aumentada: entenda melhor essa tecnologia

Amigo a tecnologia nos dá muitos benefícios, não é mesmo? Décadas atrás, as pessoas não pensavam em ferramentas capazes de simplificar a vida em todos os aspectos possíveis. Mas agora, com apenas um clique temos acesso a informação, educação, produtos e tantas outras coisas que hoje são tão comuns e necessárias em nossas rotinas.


É interessante mencionar que a tecnologia está sempre evoluindo, e que às vezes, temos dificuldade de acompanhar todas essas mudanças. Por isso, vamos te contar sobre uma inovação que pode já fazer parte da sua vida, mas que talvez, você não tenha se dado conta disso ou não saiba como se chama. Vamos conversar um pouco sobre a realidade aumentada.


A realidade aumentada está relacionada à imersão criada pelas ferramentas computacionais. Mas você deve estar se perguntando o que isso quer dizer. Basicamente falando, essa tecnologia permite que o usuário transite no ambiente virtual, de modo que ele não perceba as diferenças com o mundo real e assim consiga realizar atividades de forma dinâmica e muitas vezes automática.


Um bom exemplo de realidade aumentada são os QR Code. Esse tipo de código de barras bidimensional, funciona no momento que o usuário direciona a câmera de seu smartphone e pode levá-lo automaticamente para qualquer tipo de conteúdo ou informação relacionada a esse código específico.


Outro exemplo interessante são os filtros do Instagram e Tik Tok, que fazem sobreposições de figuras, acessórios e decorações captadas pelo celular, e que podem transformar a aparência e os objetivos no ambiente ao nosso redor. Mas os maiores responsáveis por popularizar a realidade aumentada foram os jogos.


E quando falamos em jogos com essa temática, automaticamente lembramos do Pokémon Go, que foi uma verdadeira febre na época de seu lançamento. Para você que não está muito familiarizado, o objetivo principal deste game é fazer com que os usuários capturem criaturas do universo Pokémon, que aparecem na tela do celular como se estivem próximo ao local onde jogador se encontra.


Isso reforça aquela ideia de junção entre o ambiente virtual e o mundo real que falamos anteriormente, já que a pessoa precisa se deslocar nas redondezas para encontrar novas criaturas. Vale ressaltar, que além desse, existem dezenas de jogos no mesmo formato. Alguns deles são: Harry Potter: Wizards Unite, Ingress Prime, Jurassic World Alive, Zombies, Run!, Walking Dead: Our World e muitos outros.


Mas se engana quem pensa que a realidade aumentada consiste apenas em filtros nas redes sociais e jogos online. Até as pessoas que não curtem muito esse tipo de entretenimento em algum momento tiveram contato com essa tecnologia.


Você provavelmente já utilizou o Google Maps para chegar a algum lugar. No entanto, você pode não ter se dado conta de que se tratava de uma ferramenta que com recurso baseado em realidade aumentada, chamado “Live View''. Essa função é ótima para ajudar pessoas a encontrar ruas, avenidas e estradas de forma que seja possível visualizar exatamente como elas são e se orientar perfeitamente. É quase como se já estivessem acabado de passar por essas rotas, de tão realistas que são pela tela do celular.


Atualmente é possível utilizar essa tecnologia para fazer eventos, exposições de arte e lançamentos de produtos. Os óculos de realidade aumentada inclusive são utilizados para fazer essa imersão e proporcionar a sensação de ambientação tão característica. Eles podem ser usados para fazer cirurgias minuciosas, simulações de jogos, voos e até podem ajudar uma pessoa a visualizar sua casa antes mesmo do projeto ser concluído.


Gostou de saber mais sobre a realidade aumentada? Então continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais relevantes da atualidade. E para conhecer as soluções que a Amigo oferece clique aqui.


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page