top of page

QR Codes: desvendando a jornada de decodificação de dados

Os códigos QR se tornaram uma presença constante em nosso dia a dia, mas você já se perguntou o que acontece nos bastidores, quando você os escaneia? Vamos explorar sua origem e como eles funcionam fora do nosso campo de visão.


O QR Code, abreviação de Quick Response Code (ou código de resposta rápida), é como um código de barras bidimensional. Em vez de listras pretas e brancas, ele usa uma matriz de pontos que armazena dados como links, textos, números de telefone e até mesmo coordenadas de GPS.


Sua origem

Você sabia que os QR Codes surgiram em 1994, no Japão? A empresa Denso Wave, subsidiária da Toyota, buscava uma solução inovadora para rastrear peças automotivas com rapidez e eficiência, e foi diante dessa necessidade que desenvolveram esse tipo código bidimensional,  que desafiou as tecnologias da época.


Rapidamente os QR Codes se popularizaram no Japão, abrindo portas para um mundo de novas possibilidades. Sua versatilidade e praticidade se tornaram indispensáveis, conquistando diversas áreas como marketing, educação, turismo e até mesmo a indústria financeira.


Mas como funcionam?

Imagine isso: você está curioso para descobrir mais sobre um produto ou serviço e de repente se depara com um QR Code. Você aponta sua câmera para ele e captura a imagem. É como tirar uma foto, certo? Mas não é só isso que acontece!


Decodificação dos dados

Agora vem a parte realmente inteligente. O aplicativo utiliza algoritmos complexos para decodificar o padrão de quadrados. Ele transforma essa matriz de pixels em dados compreensíveis. É como desvendar um código secreto, mas em vez de espiões, é o seu smartphone que está no comando.


Interpretação dos dados

Com os dados decodificados, o aplicativo agora os interpreta. Se o QR Code contiver um link, o aplicativo abrirá automaticamente o navegador para acessá-lo. Se tiver informações de contato, você pode ter a opção de adicionar esses contatos à sua lista, por exemplo. É como ter um assistente pessoal na palma da sua mão.


Execução de ações

Finalmente, as ações são executadas. Seja redirecionado para um site, adicionando um contato ou exibindo informações úteis de um documento, o QR Code cumpre seu papel. Tudo com um simples toque da câmera do seu smartphone.


Essa tecnologia foi desenvolvida para facilitar o caminho até informações e dados que precisamos em nossa rotina. No entanto, é essencial manter a atenção ao ler um QR Code, sempre verificando se é de fonte segura, para evitar golpes e armadilhas cibernéticas. Combinado?


Da próxima vez que você escanear um, lembre-se de todo o processo que acontece nos bastidores. Quem diria que um simples arranjo de quadrados poderia abrir as portas para um universo de informações e funcionalidades essenciais na era da transformação digital?


Gostou desse conteúdo? Para ficar por dentro de outros conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog. E se estiver em busca de diversão e entretenimento de qualidade, conheça os serviços da Amigo.


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page