top of page

Mulheres na tecnologia: conheça Hedy Lamarr e outras pioneiras

No vasto universo da tecnologia, mulheres desempenharam papéis fundamentais no desenvolvimento e avanço da área, ajudando a moldar o mundo como o conhecemos hoje. Ao olharmos mais de perto, descobrimos uma história rica e inspiradora de suas contribuições. Neste Dia Internacional da Mulher, vamos celebrar e homenagear essas figuras notáveis, entre as quais se destaca a icônica Hedy Lamarr.


Hedy Lamarr: visionária à frente de seu tempo

Hedy Lamarr, nascida em 1914, foi uma atriz e inventora que desafiou as convenções de sua época. Enquanto muitos a conhecem por sua carreira no cinema, poucos sabem que ela também foi uma mente brilhante por trás de uma das inovações mais importantes do século XX: a tecnologia precursora das comunicações sem fio modernas.


Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, Hedy e o compositor George Antheil patentearam um sistema de comunicação secreto para uso na Marinha dos Estados Unidos. Essa invenção revolucionária permitia que os torpedos controlassem sua frequência de rádio, tornando-os imunes à interferência e interceptação inimiga. Embora tenha sido inicialmente subestimada, essa tecnologia pavimentou o caminho para o desenvolvimento do Bluetooth, Wi-Fi e outras formas de comunicação sem fio que usamos diariamente. Incrível, não é?


Hedy Lamarr uma das mulheres percursoras na tecnologia.
Hedy Lamarr, considerada a mãe do Wi-Fi. Reprodução internet.

Outras mulheres inspiradoras 

Além de Hedy Lamarr, há outras mulheres cujas contribuições para a tecnologia foram igualmente significativas, embora muitas vezes menos reconhecidas. Ada Lovelace, por exemplo, é frequentemente considerada a primeira programadora de computadores do mundo, enquanto Grace Hopper foi uma pioneira na linguagem de programação COBOL e uma das primeiras mulheres a se tornar almirante na Marinha dos Estados Unidos.


Ada Lovelace uma das mulheres percursoras na tecnologia
Condessa Ada Lovelace, conhecida por escrever o primeiro algoritmo. Reprodução internet.

Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, cujas histórias foram imortalizadas no filme "Estrelas Além do Tempo" (disponível no Disney Plus), desafiaram a segregação racial na NASA durante os anos 1960, desempenhando papéis cruciais no programa espacial.


Mary Jackson, uma das mulheres percursoras na tecnologia
Mary Jackson, a primeira mulher negra engenheira da NASA. Reprodução internet.

Celebrando a diversidade na tecnologia 

À medida que celebramos o Dia Internacional da Mulher, é essencial reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres na tecnologia. Suas realizações não apenas inspiram as gerações futuras, mas também destacam a importância da diversidade e inclusão no mundo da ciência e da inovação. Vamos continuar honrando seus, buscando promover um futuro onde todos os talentos, independentemente de gênero, sejam reconhecidos e valorizados.


Gostou de conhecer um pouco sobre as mulheres  pioneiras da tecnologia? Continue acompanhando nosso blog  para ficar por dentro dos principais temas. E se estiver em busca de diversão e entretenimento de qualidade, conheça os serviços da Amigo.


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page