top of page

Junho Vermelho: a importância da doação de sangue

A Campanha Junho Vermelho é uma iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da doação de sangue e incentivar a participação ativa da sociedade. Com o objetivo de suprir as demandas dos bancos de sangue e garantir o abastecimento para salvar vidas, a campanha busca mobilizar o maior número possível de doadores em todo o país.


A cor vermelha simboliza a vida e a vitalidade que o sangue nos proporciona, circulando por nossas veias e artérias e sustentando a saúde em nossos organismos. Decidir doar é um gesto altruísta que pode fazer a diferença na história de pessoas que lutam contra doenças graves, como os pacientes em tratamento de câncer, vítimas de acidentes, indivíduos que passarão por cirurgias complexas e muitos outros.


Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, demonstrando a importância e o impacto positivo dos doadores; já que os bancos de sangue em todo o país enfrentam dificuldades. Em maio, o Governo do Estado de São Paulo alertou sobre a situação crítica dos estoques e ressaltou que a pandemia piorou o cenário, que atualmente é visto como sendo de emergência.


Durante o mês de junho, são realizadas diversas ações de mobilização para incentivar as pessoas a se tornarem doadores regulares. Além disso, são promovidos mutirões de coleta de sangue em diferentes locais, facilitando o acesso e encorajando a participação de todos aqueles que são aptos.


O que preciso saber?

Para ser um doador é preciso atender a alguns requisitos: Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos. É necessário pesar pelo menos 50 kg, estar descansado e alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.


O doador deve apresentar um documento original com foto e se for um menor de idade, a autorização dos responsáveis. Existem doenças que impedem as pessoas de se tornarem doadores regulares, por isso é essencial ter a certeza de que a saúde está em dia. Vale ressaltar ainda que ter feito tatuagem, micropigmentação, piercing ou maquiagem definitiva num espaço de tempo menor que 12 meses também impede a doação de sangue.


Onde posso doar?

Agora que você sabe as informações principais sobre a doação de sangue deve estar se perguntando onde pode doar. Se estiver tudo certo basta procurar o hemocentro mais próximo de você e informar que deseja ser um doador. Os profissionais e especialistas irão te orientar e informar tudo o que precisar saber com detalhes.


Nesse Junho Vermelho, a Amigo convida todos a se unirem nessa causa nobre. Vamos lembrar que o ato de doar sangue vai além de uma simples coleta; é um gesto de amor ao próximo, de solidariedade e de esperança. E lembre-se, você pode fazer essa boa ação não apenas durante a campanha, mas sempre que puder e quiser.


Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais relevantes da atualidade. E se quiser conhecer todos os serviços que a Amigo Internet oferece é só clicar aqui.


Amigo - Viva conexões reais!


bottom of page