top of page

Janeiro Branco: conscientização para todos os meses do ano

Janeiro Branco é uma campanha anual que visa promover a cultura de saúde mental na sociedade. Também é o nome do instituto que promove ações com o objetivo de chamar a atenção da população para o bem-estar e os problemas desencadeados pela falta de cuidado psicológico.


Quando a campanha surgiu?

Essa iniciativa foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia, pelo psicólogo Leonardo Abrahão e já está em sua 10ª edição. De lá para cá, a campanha se espalhou promovendo diversos encontros, palestras, entrevistas e workshops por todo o país.


Por ser um mês de recomeços e metas, onde as pessoas costumam pensar no futuro, fazer planos e refletir sobre as diversas áreas da vida, janeiro foi escolhido para ser o ponto de partida da campanha, que em 2023 tem como tema: “A Vida Pede Equilíbrio".


Qual a importância do Janeiro Branco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão em algum grau. Os dados ainda mostram um evidente aumento da doença nos próximos anos.


No entanto, a depressão não é a única bandeira vermelha. Estima-se que cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, o que equivale a 9,3% da população. Esse distúrbio se agravou ainda mais durante a pandemia, em meio a todas as restrições, e afeta em sua maioria, os adolescentes e jovens.


Dicas para cuidar da saúde mental

A verdade é que todos nós estamos sujeitos a situações difíceis, problemas pessoais e profissionais, mas podemos desenvolver estratégias para diminuir o impacto que a rotina tem sobre a nossa mente. Dá uma olhadinha.


Ter hobbies é essencial para garantir uma vida plena e vale ressaltar que não existe regra. Você pode fazer algo que se identifica ou pode descobrir um novo interesse, as opções são infinitas.


Um exemplo são os livros. Já foi comprovado que a leitura tem o poder de estimular a criatividade, exercitar o cérebro, melhorar a concentração e a memória, além de ser um momento de imersão em uma realidade completamente diferente. Mas se ler não é a sua praia, não tem problema. Você pode fazer atividades como artesanato, pintura, pode andar de bicicleta, jogar futebol, nadar e muito mais.


Da mesma forma que ter um hobbie é importante para o nosso psicológico, cuidar da saúde física também é. Fazer exercícios contribui ainda mais para a sensação de bem-estar e plenitude. Dados comprovam que apenas 20 minutos por dia é o suficiente para ter uma vida saudável, e atualmente existem diversos tipos de atividades que vão desde a comum musculação até as danças em grupo.


E pra finalizar, é essencial desenvolver uma rotina tranquila e evitar relações tóxicas tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Se você deseja se desgastar menos no trabalho, comece planejando suas tarefas no dia anterior, assim você não vai consumir tanta energia e se perder em um mar de prioridades. Claro, que quando a situação apertar, você sempre pode conversar com seu líder e pedir ajuda dos colegas.


E por falar em ajuda…

Não se sinta culpado por precisar de ajuda. Se perceber sintomas de depressão, ansiedade ou esgotamento mental, não hesite em falar com alguém próximo, como seus familiares, amigos ou um profissional especializado em saúde mental. É essencial reforçar que isso não é sinônimo de fraqueza e que quando damos a atenção necessária, estamos preservando o que mais importa: a nossa vida.


Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais relevantes da atualidade. E se quiser conhecer todos os serviços que a Amigo Internet oferece é só clicar aqui.


Amigo - Viva conexões reais!


Commenti


bottom of page