top of page

Doces ou travessuras? A origem e as curiosidades do Halloween

O Halloween é a época mais assustadora (nem tanto assim…) e talvez uma das mais divertidas do ano. Mas será que você sabe a origem dessa festa tão popular? Hoje vamos te contar algumas curiosidades que vão muito além de frequentar festas a fantasia e decorar as casas com itens assustadores.


Origem do Halloween

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o Halloween não teve origem nos Estados Unidos, apesar de ter se tornado uma festa muito tradicional por lá. De acordo com historiadores, o dia das bruxas surgiu na Irlanda por volta do século 15, a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse evento era realizado para comemorar o ano novo celta, o fim do verão e as colheitas realizadas pelo povo.


Por se tratar de uma festa pagã muito tradicional em diversas regiões, a Igreja Católica decidiu mudar a data do Dia de Todos os Santos, comemorado em 13 de maio, para o dia 1 de novembro, mesma data do Samhain, fazendo com que as duas festas se misturassem. Mas você deve estar se perguntando como essas tradições se transformaram no que conhecemos hoje e porquê outubro foi escolhido como o mês de sua celebração? Calma que vamos chegar lá.


Por que em outubro?

Os pagãos e os cristãos acreditavam em algo em comum. Eles achavam que especificamente no dia 31 de outubro existia um tipo de conexão entre o mundo físico e o espiritual, onde os espíritos podiam ser libertar e fazer maldades na terra. Por isso, começaram a fazer alguns rituais com o intuito de afastar essas entidades indesejadas.


Um dos rituais mais populares para espantar os mortos era esculpir rostos em legumes, inclusive, foi a partir disso que as abóboras começaram a ser entalhadas, dando início a tradição das lanternas que conhecemos bem. Eles também acendiam fogueiras para guiar as almas penadas de volta ao seu lugar de origem e até faziam pedidos a elas.


A brincadeira “doces ou travessuras” também surgiu naquela época e era parte de um ritual de proteção onde as pessoas iam de casa em casa, pedindo um pedaço de “bolo de alma” feito de pão e groselha. Para cada bolo que ganhavam, elas faziam uma oração pelo espírito de um parente falecido daquela família, para que ele seguisse em paz para o além.

A popularização do Halloween

A palavra Halloween é uma abreviação de All Hallows Eve que em português significa “Véspera de Todos os Santos”. E agora que você já sabe a origem e alguns costumes, vamos contar como essa festa se tornou o que conhecemos hoje.


Quando falamos do dia das bruxas automaticamente pensamos nos filmes e festas que acontecem nos Estados Unidos. No entanto, a festa só chegou ao país por volta do século 19, quando imigrantes irlandeses fugiram para a américa por causa da Grande Fome. Esses irlandeses levaram suas tradições e com o passar do tempo o Halloween se transformou em um evento muito forte dentro da cultura norte-americana.


Com isso os Estados Unidos foi o grande responsável por popularizar a comemoração do dia das bruxas no mundo todo, inclusive aqui no Brasil. Os rituais para afastar espíritos se transformaram em brincadeiras típicas, a tradição de pedir um pedaço de “bolo de alma” foi substituída pelos doces que as crianças arrecadam na vizinhança e o dia 31 de outubro passou a ser a data onde as pessoas podem se divertir com mundo sombrio.


Gostou de conhecer a história por trás do Halloween? Então continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos assuntos mais interessantes.


E se quiser curtir uma programação arrepiante nesse dia das bruxas conheça a Amigo TV. São mais de 160 canais, em planos feitos especialmente para você e a sua família. Tenha HBO, Star Plus, CNN, Telecine e muitos outros, e aproveite os recursos de gravação, multi telas, e qualidade de imagem digna de cinema.


Amigo - Viva conexões reais!


Komentarze


bottom of page