top of page

Como funciona o mobile banking e quais as vantagens?

Já faz um bom tempo que as tecnologias móveis têm se tornado parte do dia a dia da população. O maior exemplo disso é o número de aparelhos celulares e tablets encontrados, mais numerosos que os computadores pessoais. Junto a isso, várias aplicações se tornaram comuns, como é o caso do mobile banking.


Você já deve ter uma ideia do que se trata: um aplicativo oferecido pelo banco que permite você acessar sua conta a partir de um dispositivo móvel. Nos últimos anos, essa opção tem se tornado mais popular que o Internet Banking usado em computadores.


Apesar disso, muita gente ainda tem medo e dúvidas sobre esse serviço, ou apenas não quer migrar. Se esse é o seu caso, então acompanhe e entenda melhor como essa tecnologia funciona e quais vantagens ela oferece.


Como funciona o mobile banking?

Primeiramente, o banco cria um aplicativo para celular, que é disponibilizado e licenciado nas lojas de aplicativos oficiais, como App Store e Play Store. Qualquer usuário pode baixá-lo, mas, para acessar sua conta, em alguns casos, você precisa fazer uma autenticação do seu aparelho, que pode ocorrer de forma presencial, em caixas automáticos ou, digitalmente, como medida extra de segurança. Depois disso, basta usar sua conta e senha para consultar seu saldo e fazer as principais transações.


Esse tipo de aplicativo pode ser disponibilizado por grandes bancos tradicionais, mas também é usado por bancos virtuais, os quais não têm agências físicas ou caixas eletrônicos. Também é muito mais fácil abrir sua conta em um desses bancos.


Quais as vantagens do mobile banking?

Claro que a preferência por essa opção não é sem motivo. Há muitas vantagens em acessar sua conta por meio do celular. Veja alguns dos principais exemplos:


Facilidade de acesso

Como já mencionamos, é mais comum que cada pessoa em uma casa tenha um smartphone do que um único computador. Sendo assim, é muito mais fácil você conseguir acessar sua conta bancária remotamente pelo celular do que por outros meios.


Taxas reduzidas

Muitos bancos hoje em dia, incluindo alguns tradicionais, oferecem taxas menores para transações feitas pelo mobile banking. Como não há filas e a necessidade de infraestrutura é menor, é mais benéfico para o banco e para os clientes fazer transferências rápidas por meio do aplicativo do que esperar em uma agência ou ir até um caixa eletrônico.


Segurança na transação

Os aplicativos de bancos apresentam diversos meios de verificar se seu acesso é autêntico, bloqueando qualquer movimentação suspeita. Desde que você também tome suas precauções ao navegar ou abrir mensagens, terá maior proteção contra pessoas que tentem roubar os seus dados bancários.


Economia de tempo

Por fim, mas não menos importante, a movimentação bancária pelo celular é muito mais rápida e prática, podendo ser feita em qualquer lugar onde haja acesso à internet. Para quem viaja ou precisa fazer essas operações rapidamente, essa é uma grande vantagem.


Agora que você conhece um pouco mais sobre o mobile banking, é hora de considerar usá-lo no dia a dia. Você tem muito mais a ganhar em tempo e praticidade dessa forma.


Para ter ainda mais dicas sobre como a tecnologia pode ajudar você, assine nossa newsletter inserindo o seu e-mail no final da página!




bottom of page